Não deu para o Laion... Em Punta del Este, o Fortaleza empatou em 1 a 1 contra a LDU, mas foi derrotado nos pênaltis por 4 a 3 com o goleiro Alexander Domínguez brilhando com três defesas e levando o título da CONMEBOL Sul-Americana.
Este é o segundo título do time equatoriano na história da Sul-Americana, ambos tendo o goleiro Domínguez como titular.
O primeiro tempo foi de muito nervosismo, mas de amplo domínio do Leão do Pici. Aos 17 minutos, Marinho chegou a receber a bola com liberdade, mas se atrapalhou na área e não conseguiu a finalização.
A grande chance equatoriana veio no primeiro lance do segundo tempo, quando Jhojan Julio foi lançado em liberdade no contra-ataque, tentou tocar na saída do goleiro João Ricardo, mas o camisa 1 salvou com o pé direito.
No lance seguinte, Thomás Pochettino avançou pela direita, cruzou rasteiro, e Martín Lucero antecipou a marcação para desviar para o fundo das redes, abrindo o placar.
Mas a vantagem não durou muito. Aos 10 minutos, Alzugaray recebeu recebeu lançamento na direita, cortou dois defensores e acertou chutaço no cantinho para empatar.
O Fortaleza não desistiu. Aos 19, Yago Pikachu, em seu primeiro lance, chutou cruzado e obrigou o goleiro da LDU a fazer grande defesa.
Quase que na sequência, em cobrança de falta rasteira, Bruno Pacheco chutou forte no cantinho, mas Alexander Domínguez fez nova defesaça.
Nos acréscimos, em chutaço de fora da área de Martínez, João Ricardo fez bela defesa espalmando para fora e garantiu o empate, levando a partida para a prorrogação.
Com duas equipes tensas, a igualdade persistiu nos 30 minutos adicionais, com a definição do título saindo na decisão por pênaltis.
Na disputa, João Ricardo pegou as cobranças de Paolo Guerrero e Alvarado, mas viu Romero, Pedro Augusto e Brítez desperdiçarem suas cobranças, com os equatorianos vencendo por 4 a 3.
Com a conquista, a LDU, campeã em 2009, se tornou a quinta equipe que possui duas taças da Sul-Americana, se juntando a Boca Juniors, Independiente, Athletico-PR e Independiente del Valle.
Já o Fortaleza amarga o sétimo vice-campeonato brasileiro na Sul-Americana, junto com São Paulo, Fluminense, Goiás, Ponte Preta, Flamengo e Red Bull Bragantino.
Fonte: ESPN