Mundo Mundo
MUNDO: Comandante do Hamas é morto por Israel em incursão terrestre
A morte do comandante do Hamas foi confirmada na manhã desta sexta-feira (3/11) pela Força de Defesa de Israel (IDF)
03/11/2023 20h30
Por: PATOS ONLINE Fonte: Fonte - Letícia Cotta / Metropoles
IDF/Divulgação

Mais um comandante do grupo Hamas, dessa vez do Batalhão de Sabra Tel al-Hawa, teve a morte anunciada por Israel. A informação foi confirmada pela Força de Defesa de Israel (IDF) e o Serviço de Segurança (Shin Bet) do país, na manhã desta sexta-feira (3/11).

O comandante que morreu é Mustafa Dalul, e estava à frente do Batalhão de Sabra Tel al-Hawa, do Hamas. Ele teria feito “um grande papel” contra as forças de Israel na Faixa de Gaza. Com a confirmação da morte do comandante, diversos outros soldados do Hamas foram mortos em operações terrestres.

Armas, incluindo um rifle AK-47, material de inteligência, revistas, granadas, dispositivos explosivos e mapas foram encontrados pelos soldados de Israel.

Estatísticas após ataques do Hamas

O número de mortos na Faixa de Gaza está em pouco mais de 9 mil, e são mais de 32 mil feridos, de acordo com informações do Ministério da Saúde de Gaza (MOH) desta sexta-feira (2/11). Dos óbitos, 3,7 mil são crianças. A estatística chega a 1,9 mil feridos e 111 mortos na Cisjordânia.

Somando os 1,4 mil mortos em Israel durante o ataque do Hamas em 7 de outubro, o total chega a 10.572 vidas perdidas no Oriente Médio.

É possível, inclusive, que haja um acordo de “pausa humanitária” na região da Faixa de Gaza, que deve ser articulada nesta sexta-feira (3/11) pelo secretário dos Estados Unidos (EUA), Anthony Blinken.

Os brasileiros que estão em Gaza seguem fora da lista de estrangeiros permitidos de deixar a região através da fronteira com o Egito, por meio da passagem de Rafah. Essa situação se estende desde a última quarta-feira (1º/11), e o Itamaraty enviará, ainda nesta sexta, questionamentos sobre os critérios de seleção das listas, conforme adianta a coluna do Noblat. A terceira lista traz 571 nomes de cidadãos dos Estados Unidos, Reino Unido, Itália, Indonésia, Alemanha e México.

Fonte - Letícia Cotta / Metropoles