As inscrições no concurso do Curso de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar 2024 começam nesta sexta-feira (3). Embora o exame intelectual do Curso de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Paraíba seja realizado por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é necessário se inscrever no CFO para garantir participação nos exames complementares. São ofertadas um total de 9 vagas, sendo 20% reservadas à população negra.
Para o CFO do Corpo de Bombeiros 2024, somente será considerado candidato, aquele que se inscrever para os exames complementares, de responsabilidade do Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Paraíba e também tenha efetuado sua inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio 2023 (Enem), a ser realizado sob a responsabilidade do Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
As inscrições para o Enem 2023 já encerram e as provas acontecem nos dias 5 e 12 de novembro de 2023.
Para os exames complementares, as inscrições serão realizadas pelo candidato, via internet, no site do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, entre 9h do dia 3 de novembro e 9h do dia 17 de novembro. A inscrição somente será efetivada após o pagamento da taxa de R$ 120, que poderá ser feita até o dia 20 de novembro.
A captação das notas do Enem 2023 e cálculo das médias ficarão a cargo do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba e não serão aceitar inscrições de candidatos que optarem pela modalidade "participante treineiro".
A finalidade do concurso do CFO do Corpo de Bombeiros 2024 destina-se ao recrutamento e a seleção de candidatos para provimento de claros no Quadro de Oficiais Bombeiros Militar Combatentes (QOBM) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Paraíba (CBMPB), cuja carreira inicia-se no posto de 2º Tenente BM.
O candidato ingressa no Curso de Formação de Oficiais Bombeiros Militares (CFO/BM) como Cadete BM (praça especial), e, após a conclusão do CFO/BM, é declarado Aspirante-a-Oficial BM (praça especial), com vistas ao cumprimento do estágio probatório de, no mínimo, seis meses, onde ao concluir tal estágio, é promovido ao posto de 2º Tenente BM, ingressando na carreira de oficial do QOBM.
O concurso será composto de duas fases, assim dispostas:
Fonte: g1 PB