O Unifip une-se à empresa farmacêutica com sede na Suíça, Novartis, a associação Umane e ao Instituto Tellus, em um projeto inédito na região Nordeste, com o objetivo de ampliar a expectativa de vida das pessoas. O trabalho tem como base o projeto Sertão Cuidado, promovido pelo Programa de Residência Médica do Unifip.
“Chegam hoje três grandes fundações que se unem a esse processo de trabalho, tendo um impacto no manejo, diagnóstico e tratamento de pacientes com hipertensão arterial”, explicou Miguel Águila, coordenador pedagógico do curso de Medicina.
As representantes da Novartis, Iara Baxter, da Umane, Monique Moura, e do Tellus, Mariana Silveira, reuniram-se com o Reitor do Unifip, João Leuson Palmeira, para firmar a parceria. “É uma união extremamente importante e que terá uma repercussão positiva em nossa região. São três grandes instituições que se somam a nós, com o propósito de garantir mais aprendizado aos nossos alunos e assistência à população”, destacou João Leuson.
As ações acontecerão em conjunto com a Secretaria de Saúde de Patos. Em seguida, serão estendidas aos demais municípios que fazem parte da rede de trabalho da Residência Médica.
A Novartis busca um impacto sustentável na saúde de comunidades de baixa renda. “A expectativa é que nós possamos acelerar processos na mudança do cenário das doenças cardiovasculares na região. Isso faz sentido porque já temos aqui iniciativas muito boas. Processos que poderiam trazer resultado em um ano, nós alcançaremos em seis meses”, afirmou Iara Baxter, representante da Novartis.
A associação Umane apoia iniciativas no âmbito da saúde pública que impactam no Sistema Único de Saúde (SUS). Já o Instituto Tellus, é pioneiro na utilização da inovação e design aplicados aos serviços públicos, melhorando as experiências dos cidadãos na utilização desses serviços. --
Gerência de Marketing, Comunicação e Eventos
Centro Universitário - UNIFIP