Todos os pacientes que estavam internados no Hospital Municipal Edgley Maciel, de Campina Grande, precisaram ser transferidos em caráter emergencial na noite dessa quinta-feira (9) após uma pane no sistema de energia elétrica da unidade hospitalar. A Secretaria Municipal de Saúde informou que a eletricidade foi restabelecida em pouco tempo, mas ao longo da noite outros apagões foram registrados. O problema ainda persistia na manhã desta sexta-feira (10).
As pessoas que estavam hospitalizadas no local foram levadas para o Hospital Municipal Pedro I e para o Hospital Help. Foram transferidos tanto os pacientes que estavam na enfermaria como aqueles que estavam na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “Toda a rede de ambulâncias no município foi acionada para atuar nesta operação”, destacou o secretário municipal de Saúde, Dunga Júnior.
Esse é o segundo apagão registrado no ano no hospital. O primeiro aconteceu em abril e depois disso uma ampla reforma foi feita no local. Apesar disso, o problema voltou a se repetir sete meses depois. O serviço de hemodiálise do hospital não estava funcionando pela manhã.
O gerador do Hospital Municipal Edgley Maciel não funcionou durante a pane e, por causa disso, a Secretaria Municipal de Saúde informou por meio de nota que um novo equipamento do tipo foi contratado para “garantir a estabilidade da rede de distribuição”.
A energia foi restabelecida, mas de forma intermitente, o que impede o funcionamento da maioria dos equipamentos hospitalares, inviabilizando o funcionamento da unidade hospitalar.
A Secretaria Municipal de Saúde informou por fim que serviços de manutenção geral em todo o prédio serão efetuados, “até que se estabeleça a normalidade plena do sistema elétrico integral em todos os setores”.
Fonte: g1 PB