Locais Locais
Vereadora destaca desafios na regulação da saúde após centralização em João Pessoa e cobra medidas urgentes
Antes, a regulação de pacientes da UPA para o Hospital Regional de Patos era realizada localmente, mas, atualmente, essa responsabilidade foi transferida para uma central na capital paraibana.
11/11/2023 07h00
Por: PATOS ONLINE Fonte: Patosonline.comCâmara Municipal de Patos com edição de Higo de Figueirêdo - Rádio Espinharas FM
Reprodução

Na última sessão ordinária, a vereadora Fátima Bocão (Republicanos) falou sobre uma preocupante questão relacionada à regulação da saúde na cidade de Patos. A parlamentar expressou sua inquietação com o atual processo, destacando a centralização em João Pessoa, o que tem gerado complicações significativas para os pacientes .

Antes, a regulação de pacientes da UPA para o Hospital Regional de Patos era realizada localmente, mas, atualmente, essa responsabilidade foi transferida para uma central na capital paraibana. O direcionamento dos pacientes é feito com base na disponibilidade de vagas, porém, a vereadora ressaltou uma problemática crucial: pacientes de Patos, ao serem regulados, muitas vezes não encontram vagas no hospital regional, sendo redirecionados para cidades como Catolé do Rocha, Piancó, Itaporanga, Pombal e Santa Luzia.

A situação se agrava quando pacientes em estado grave, que necessitariam de um suporte mais robusto, acabam sendo encaminhados para hospitais em locais distantes, como Itaporanga e Conceição, ao invés de serem deslocados para Campina ou João Pesssoa. Isso resulta em atrasos nos tratamentos e pode comprometer a recuperação desses indivíduos, segundo a parlamentar.

Fátima Bocão fez um apelo ao Governo do Estado e à Secretaria de Saúde, cobrando uma revisão urgente do processo de regulação. Além disso, a parlamentar revelou que discutiu a questão com a deputada Francisca Motta, buscando apoio para pressionar o governo estadual a encontrar soluções efetivas. Fátima também anunciou a elaboração de um requerimento e afirmou que levará a discussão à Assembleia Legislativa, destacando a importância de uma atuação conjunta para resolver essa problemática.

Áudio: Fátima Bocão (Republicanos) / Câmara Municipal de Patos com edição de Higo de Figueirêdo - Rádio Espinharas FM

Patosonline.com
Câmara Municipal de Patos com edição de Higo de Figueirêdo - Rádio Espinharas FM