Durante fiscalizações realizadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Paraíba, na tarde da última quarta-feira (15), feriado de Proclamação da República, policiais prenderam um caminhoneiro com mandado de prisão expedido ao seu desfavor e flagraram um ônibus do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Programa Caminhos da Escola, sendo usado para fazer transporte intermunicipal de passageiros que iriam se apresentar em uma banda musical.
Equipe da PRF realizava fiscalização no município de Pombal, na BR-230, km 407, por volta das 12h04, quando visualizou e abordou um caminhão Volvo FH 460 6X2T. Durante os procedimentos de identificação pessoal e veicular, foi identificado a existência de um mandado de prisão válido em desfavor do condutor, um homem de 44 anos. Diante do registro expedido pela Justiça, o caminhoneiro foi preso e encaminhado para a Delegacia de Polícia Judiciária de Pombal, onde ficará à disposição para cumprimento da pena imposta. O veículo que dirigia foi removido para o pátio contratado da PRF, pois o condutor informou que não haveria outro motorista para conduzir.
Durante fiscalização de rotina no município de Sobrado, na BR-230, km 69, por volta das 15h15, equipe da PRF deu ordem de parada a um Ônibus Escolar do tipo amarelinho. Durante a abordagem, foi identificado que o ônibus está registrado na Prefeitura do município de Areia/PB e pertence ao Programa Caminhos da Escola, do FNDE. No decorrer da fiscalização, foi descoberto que os 50 passageiros, estavam se deslocando de João Pessoa, capital paraibana, para participar de uma apresentação de bandas de música na cidade de Areia/PB, o que não condiz com a finalidade para a qual esse tipo de veículo é adquirido pela administração pública. Sendo assim, foi confeccionado um Boletim de Ocorrência, o qual será remetido ao Ministério Público da Paraíba por possível desvio de finalidade, onde a Prefeitura de Areia/PB poderá ser autuada por Improbidade Administrativa.
Por Ascom/PRF-PB