Alguns clubes que disputarão o Campeonato Paraibano de 2024, a exemplo de Botafogo-PB e Serra Branca, já deram início à sua pré-temporada. Outros, porém, aguardam o Conselho Arbitral, que acontecerá na próxima quinta-feira, para definir os moldes de suas respectivas preparações para o estadual. É o caso de Atlético-PB e CSP, que, em contato com o ge, afirmaram que esperão o conselho técnico desta semana para anunciarem quais serão seus próximos passos.
A princípio, como havia declarado a presidente da Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB), Michelle Ramalho, o Arbitral estava previsto para o dia 10 de novembro, mas a data acabou sendo adiada. Em fala ao ge, o presidente do CSP, Josivaldo Alves, e do Atlético-PB, Paulo Albuquerque, afirmaram que os seus respectivos planejamentos para a próxima temporada já estão em andamento, mas alguns trâmites, como o início da pré-temporada e anúncio de atletas, só devem ser anunciados após a reunião junto à FPF.
"Nosso planejamento segue firme. Vamos aguardar o Arbitral, na quinta, para poder lançar a data da apresentação. Já temos uma boa base montada. Eu não posso entrar em muitos detalhes, mas depois do conselho faremos anúncios." — Paulo Albuquerque, presidente do Atlético-PB.
"A gente tá dependendo da data do início do Paraíba pra poder definir como será nossa pré-temporada. Tudo depende de quando começará o estadual, mas certamente na quinta teremos respostas." — Josivaldo Alves, presidente do CSP.
A tendência é que o formato de disputa de 2023 seja mantido para 2024. O sistema consiste em um turno único onde todos jogam contra todos em pontos corridos. Depois disso, os quatro melhores colocados avançam às semifinais e disputam as duas vagas para a grande final. Na fase inicial, as duas equipes com pior desempenho serão rebaixadas para a 2ª divisão.
Em 2024, os 10 times que disputarão a 1ª divisão do Campeonato Paraibano serão: Atlético-PB, Botafogo-PB, Campinense, CSP, Nacional de Patos, Pombal, São Paulo Crystal, Serra Branca, Sousa e Treze.
Fonte: ge PB