Neste fim de semana, durante os dias 25 e 26, foi realizado em Salgadinho o último encontro do curso de Ecoturismo e Turismo de Aventura, uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Salgadinho em parceria com o Sebrae que formou um grupo de 18 pessoas para trabalhar como condutores locais.
No sábado, os alunos acompanharam a instalação de duas vias ferradas, uma no sítio arqueológico Grota do Morcego e no Cânion da Serra Talhada, onde aprenderam as noções básicas de técnicas verticais de escalada e rapel.
No Domingo, foi realizada a roteirização da Ecotrilha do Olho D’agua do Ingá, uma trilha de trecking de aproxidamente, 3km de dificuldade moderada cheio de histórias locais e uma biodiversidade marcada por uma vegetação de brejo de altitude, resquícios da Mata Atlântica que compõe a beleza cênica da paisagem local.
Em seguida, fizemos um tour guiado pelas Minas da Turmalina da Heitoria, localizadas no Morro Alto, no distrito de São José da Batalha; uma experiência fantástica onde foi possível conhecer toda potencialidade turística que gira em torno do imaginário de uma das gemas mais raras e de maior valor econômico do mundo. A Turmalina Paraíba encontrada no município de Salgadinho se distingue da demais em função das suas características físicas únicas, que conta em sua composição um alto teor de cobre, manganês e ouro, o que a torna exclusiva deste território.
A tarde, no evento de encerramento do curso, contamos coma a presença de Rafael José, Secretário de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer, representado o prefeito de Salgadinho, Marcos Alves; representando o Sebrae, Ferdinando Félix, analista do Setor de Educação Empreendedora da Agência do Sebrae Patos; Ieda Jaqueline, vereadora de Salgadinho, representando o poder legislativo local; os professores Tadeu e Cleber que ministram o curso e, o consultor de Turismo do município de Salgadinho, o turismólogo Silvonetto Oliveira.
Por Ascom