Regional Regional
Governo Municipal intensifica ação para inclusão de Matureia na transposição do Rio São Francisco
02/12/2023 08h00
Por: PATOS ONLINE Fonte: Assessoria
Assessoria

O Governo Municipal de Matureia está em busca do abastecimento de água da transposição do Rio São Francisco por meio do Sistema Adutor Transparaíba ou do Sistema Adutor do Pajeú, para garantir segurança hídrica em todo o território municipal, que sofre com a escassez e a irregularidade das chuvas. O Prefeito Zé Pereira esteve na última semana reunido com o Governador da Paraíba João Azevedo, e com o Presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, para viabilizar a inclusão de Matureia na transposição.

Na audiência, o Prefeito Zé Pereira estava acompanhado por representantes do poder legislativo municipal, realizando a solicitação de forma conjunta. A água do Sistema Adutor do Pajeú e do Sistema Adutor Transparaíba faz parte de um projeto que tem como objetivo levar água para o sertão nordestino. Com a inserção de Matureia em um dos sistemas de transposição, o governo municipal visa atender à necessidade por água dos populares da zona urbana e rural.

O Sistema Adutor Transparaíba, no Estado da Paraíba, e o Sistema Adutor do Pajeú, no Estado do Pernambuco, inserem-se no Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional, e têm como objetivo concretizar uma oferta em quantidade e qualidade de água para o semiárido nordestino.

O que é PISF?

Projeto de Integração do Rio São Francisco – PISF é a maior obra de infraestrutura hídrica do País, dentro da Política Nacional de Recursos Hídricos. Sua infraestrutura principal é composta por dois eixos de transferência de água: o Eixo Norte, com 260 quilômetros de extensão; e o Eixo Leste, com 217 quilômetros. As estruturas do empreendimento captam a água do Rio São Francisco, no interior de Pernambuco, para abastecer adutoras e ramais que vão perenizar rios e açudes existentes na região.

Os dois eixos estruturantes, a rede de ramais complementares e as obras associadas vão garantir a segurança hídrica de 12 milhões de pessoas em 390 municípios nos estados de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. Seu principal objetivo é garantir segurança hídrica, através da integração de bacias hidrográficas na região semiárida do Nordeste.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Prefeitura de Matureia (@gov_matureia)

Assessoria