Política Locais, Politica
Vereador Josmá Oliveira denuncia acúmulo de lixo na Estação de Transbordo de Patos; gestão se posiciona e diz que empresa já foi notificada
O vereador informou que esteve realizando fiscalização no local na manhã de hoje (06) e disse que o lixo despejado na área não se limita a material residencial, incluindo itens como pneus velhos e plásticos descartados de maneira aberta
06/12/2023 12h01
Por: PATOS ONLINE Fonte: Por Patosonline.comCom informações da assessoria do vereador
Foto: Divulgação

Na manhã desta quarta-feira (06), a redação do Patosonline.com recebeu da assessoria do vereador Josmá Oliveira (PL), um material referente a uma denúncia de acúmulo de lixo na Estação de Transbordo do município de Patos.

O vereador informou que esteve realizando fiscalização no local na manhã de hoje (06) e disse que o lixo despejado na área não se limita a material residencial, incluindo itens como pneus velhos e plásticos descartados de maneira aberta, levantando preocupações acerca da contaminação dos mananciais que deságuam no Açude do Jatobá, prejudicando a saúde da população que faz uso da água, principalmente a comunidade ribeirinha.

"Não estão jogando apenas material residencial, pois pneus velhos, plásticos, etc., vêm sendo descartados de maneira aberta, havendo o risco da contaminação dos mananciais que se abastecem com a água do Jatobá e que, depois, serve para nosso próprio consumo, com prejuízos enormes à saúde, principalmente à população ribeirinha.

Acerca da situação, o parlamentar informou que já denunciou a situação formalmente à Procuradoria Geral do Estado e irá cobrar do procurador uma ação enérgica diante dos possíveis danos causados ao meio ambiente local.

"Já denunciei à Procuradoria Geral do Estado, mas vou novamente cobrar do procurador do Estado uma ação enérgica e com punição severa para os responsáveis pelos danos que vêm causando ao meio ambiente", disse Josmá.

O que diz a gestão?

Sobre o assunto, o Patosonline.com procurou a secretária de Meio Ambiente, Manoella Rodrigues, que por sua vez, informou já ter encaminhado a situação à Secretaria de Administração para que as providência sejam tomadas.

Manoella destacou que a administração do transbordo do lixo é de responsabilidade da Secretaria de Administração. No entanto, a Secretaria de Meio Ambiente realiza a fiscalização e encaminha os relatórios à referida pasta.

Francivaldo Dias, secretário de Administração, informou que a empresa responsável pelo transbordo e recebimento final do lixo no aterro sanitário já foi notificada após a constatação do acúmulo excessivo de resíduos na referida estação, tendo a responsabilidade de retirar o material de forma imediata.

Por Patosonline.com
Com informações da assessoria do vereador