Política Politica
Câmara de Piancó aciona Conselho de Ética para apurar fala polêmica de vereador que admitiu ter batido em mulher
Além da questão da agressão à mulher, Edgar Valdevino Lima também solicitou que o Conselho de Ética investigue as ameaças proferidas por Pedro Aureliano ao vereador Wallace Militão durante a mesma sessão.
08/12/2023 23h00
Por: PATOS ONLINE Fonte: Por Patosonline.com
Foto: Reprodução

O presidente da Câmara Municipal de Piancó, Edgar Valdevino Lima, anunciou nesta sexta-feira (8) que acionou o Conselho de Ética para investigar a fala polêmica do vereador Pedro Aureliano. Durante a sessão de ontem (7), Aureliano admitiu, em meio a uma discussão, ter agredido uma mulher no passado. A declaração gerou indignação e levou o presidente da Casa a tomar medidas para apurar o ocorrido.

Além da questão da agressão à mulher, Edgar Valdevino Lima também solicitou que o Conselho de Ética investigue as ameaças proferidas por Pedro Aureliano ao vereador Wallace Militão durante a mesma sessão. O presidente destacou a gravidade dos episódios e afirmou que a Câmara Municipal não deixará impune situações como essas.

Loading...

“Esses episódios ensejaram em desdobramentos graves, em que determinei ao conselho de ética a apuração das ocorrências contra as mulheres, bem como, em face de ameaça a outro colega dentro desta casa, em total desacordo com as regras de boa convivência e decoro parlamentar”, diz um trecho da nota.

O presidente assegurou que a Câmara Municipal de Piancó estará sempre em defesa das garantias das mulheres e do povo, e que as medidas cabíveis serão tomadas após a conclusão das investigações pelo Conselho de Ética.

Confira abaixo a nota na íntegra:

NOTA OFICIAL

ONTEM, 07.12.2023, A CÂMARA MUNICIPAL DE PIANCÓ FOI PALCO DE UM EPISÓDIO LAMENTÁVEL ENVOLVENDO AGRESSÕES E UMA CONFISSÃO TERRÍVEL DE VIOLÊNCIA CONTRA À MULHER.

NECESSÁRIO ESCLARECER AOS CIDADÃOS DE PIANCÓ, DA PARAÍBA E DO BRASIL QUE O PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL REPUDIA A ATITUDE PRATICADA PELO VEREADOR PEDRO AURELIANO DA SILVA QUANDO DA CONFIRMAÇÃO DE PRÁTICA DE VIOLÊNCIA CONTRA À MULHER, BEM COMO, REFORÇA QUE A CÂMARA NÃO APOIA ESSE TIPO DE POSTURA E DA MESMA FORMA, COLOCA A CÂMARA À DISPOSIÇÃO DE TODAS AS MULHERES NA LUTA PELA GARANTIA DOS SEUS DIREITOS.

ESSES EPISÓDIOS ENCEJARAM EM DESBOBRAMENTOS GRAVES, ONDE JÁ DETERMINEI AO CONSELHO DE ÉTICA A APURAÇÃO DAS OCORRÊNCIAS CONTRA AS MULHERES, BEM COMO, EM FACE DE AMEAÇA A OUTRO COLEGA DENTRO DESTA CASA, EM TOTAL DESACORDO COM AS REGRAS DE BOA CONVIVÊNCIA E DECORO PARLAMENTAR.

PORTANTO, GARANTO QUE A CÂMARA NÃO DEIXARÁ IMPUNE SITUAÇÕES COMO ESTAS E ESTAREMOS, COMO SEMPRE ESTIVEMOS, EM DEFESA DAS GARANTIAS DAS MULHERES E DO NOSSO POVO.

EDGAR VALDEVINO LIMA
PRESIDENTE DA CÂMARA

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Câmara Municipal de Piancó (@camaradepianco)

Entenda o caso

Nesta última quinta-feira (7), durante uma acalorada sessão na Câmara Municipal de Piancó, no Sertão paraibano, o vereador Pedro Aureliano, do Cidadania, admitiu publicamente ter agredido uma mulher. A revelação ocorreu durante um tumultuado bate-boca com outro parlamentar presente no plenário.

O momento de tensão ficou registrado em vídeo na transmissão oficial da Câmara, onde os vereadores trocam agressões verbais enquanto o presidente da Casa Legislativa tentava conduzir a votação de uma matéria. Pedro Aureliano, após ser chamado pelo colega parlamentar de analfabeto, rebateu afirmando que, apesar de ser analfabeto, é uma pessoa honrada e conhecida na cidade.

A situação escalou quando o outro vereador o acusou de ter agredido uma mulher, sem revelar o nome da vítima. Pedro Aureliano, longe de negar, respondeu de forma agressiva: “Eu bato, e bato em você também se você vier. Então venha para cá.”

Por Patosonline.com