Nesta quarta-feira, 13 de dezembro, a cidade de Patos sediou um encontro significativo promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social. O evento, realizado no auditório da OAB, reuniu diversos colaboradores da rede de proteção e atendimento a crianças e adolescentes, destacando a importância da inclusão e responsabilidade coletiva.
A iniciativa visou fortalecer a colaboração entre diferentes setores, contando com a presença de representantes da Saúde Municipal, Hospitais Regional e Infantil, Maternidade Peregrino Filho, PAI Previne, Serviço de Família Acolhedora (EntreLaços), Vigilância Socioassistencial, CRAS, CREAS, e programas e serviços socioassistenciais.
Um dos focos principais foi a formação dos conselheiros tutelares eleitos e reconduzidos para o próximo quadriênio. O CMDCA enfatizou que o encontro era essencial para direcionar os fluxos de atendimento, com o objetivo de colher resultados positivos, como a redução de números relacionados à violência e violação de direitos de crianças e adolescentes.
Destaca-se a participação do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM), reforçando o compromisso com a segurança desses jovens.
O evento foi dividido em duas partes: pela manhã, toda a rede de proteção municipal esteve presente, enquanto à tarde, o foco foi na Rede Socioassistencial. A presença de todos foi fundamental para construir um 2024 mais eficiente, eliminando obstáculos e construindo pontes em prol do bem-estar das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
Por Secom