Locais Destaques, Locais
Astrônomo fala sobre lixo espacial de foguete chinês visto na noite desta sexta-feira (22) em Patos e diversas cidades do Nordeste; confira
Marlon destaca que em nenhum momento o material esteve em contato com a superfície terrestre e se desintegrou na atmosfera ao longo do percurso.
23/12/2023 15h30
Por: PATOS ONLINE Fonte: Por Felipe Vilar - Patosonline.comCom informações da Assossiação Astronômica de Arcoverde-PE
Astrônomo Marlon Tenório (Foto: Reprodução)

Em vídeo divulgado nas redes sociais neste sábado, 23 de dezembro, o astrônomo Marlon Tenório, da Associação Astronômica de Arcoverde-PE (AAA), explicou sobre o fenômeno visto no céu da cidade de Patos e demais municípios paraibanos, bem como de outros estados do Nordeste, na noite desta sexta-feira (23).

Marlon explicou que trata-se da reentrada de lixo espacial, no caso, a entrada do restante de um foguete que a China lançou em janeiro de 2018, no Centro de lançamento de satélites Xichang.

O astrônomo especifica que o foguete se divide em vários módulos e a peça que pode ter retornado à Terra é a parte do tanque ou módulo número 3, porém, até o momento não se exabe exatamente qual foi.

Segundo ele, o barulho escutado pelas pessoas dar-se em decorrência da velocidade em que o foguete vem atravençando e explodindo na nossa camada atmosférica. Já o feixe de luz ocorre após o material pegar fogo ao se encontrar com a atmosfera.

Marlon destaca que em nenhum momento o material esteve em contato com a superfície terrestre e se desintegrou na atmosfera ao longo do percurso.

"Por isso que tem o barulho, por isso que há também tremores na Terra naquele local, porém, aquilo ali não teve em contato diretamento com a nossa superfície, ele foi totalmente desintegrado na atmosfera", comentou Marlon.

Inicialmente, sugeriu-se que as luzes faziam parte da esperada chuva de meteoros Úrsidas, um espetáculo celestial que se estende de 17 a 26 de dezembro e atinge o seu pico entre os dias 22 e 23 deste mês, no caso, ontem e hoje. No entanto, o astrônomo aproveitou para frisar que, de fato, não se trata desse fenômeno.

Veja a explicação abaixo:

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por ASS. ASTRONÔMICA DE ARCOVERDE (@aaarcoverdeoficial)

Veja abaixo alguns vídeos enviados pelos internautas ao Patosonline.com:

Loading...

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Patos Online (@patosonline)

Por Felipe Vilar - Patosonline.com
Com informações da Assossiação Astronômica de Arcoverde-PE