No início da tarde deste sábado, 23 de dezembro, a equipe do Patosonline.com presenciou mais uma família venezuelana pedindo ajuda no Centro de Patos. Era um casal e suas duas filhas que estavam na entrada da agência do Banco do Brasil, no Centro de Patos.
Aproveitando o espírito de Natal, o casal segurava pedaços de isopor, com frases que faziam referência ao período natalino e pediam: “Ajude e colabore com o Natal das crianças venezuelanas, e um Feliz Natal”.
Nossa equipe tentou um contato e obteve poucas respostas. Foi nos repassado pelo senhor, que o nome dele seria “Carlos” e o da esposa era “Joana”. Eles tinham fugido da Venezuela, devido às condições de dificuldade econômica que o país vizinho enfrenta.
Carlos afirmou que vieram para Campina Grande e posteriormente para Patos. Quando perguntado se ele estava recebendo ajuda, ela mostrou uma Bíblia e deu a entender que pessoas de algumas igrejas estariam lhe ajudando, sem porém especificar quem era.
Conforme uma pesquisa rápida no Google, nossa equipe encontrou a seguinte explicação: Com o agravamento da crise econômica e social na Venezuela, o fluxo de cidadãos venezuelanos para o Brasil cresceu maciçamente nos últimos anos. Entre 2015 e maio de 2019, o Brasil registrou mais de 178 mil solicitações de refúgio e de residência temporária.
Patosonline.com