Depois de realizar um ranking nacional dos prefeitos, pela primeira vez, a pesquisa Atlas estudou a aprovação de todos os governadores do país a partir de uma coleta de dados em todas as unidades de federação entre os dias 18 e 31 de dezembro.
De acordo com o levantamento da Atlas, todos os governadores apresentaram índices de aprovação superiores a desaprovação, com duas exceções: Cláudio Castro (RJ), provavelmente por conta da crise na segurança pública, e Raquel Lyra, de Pernambuco. A empresa de pesquisa atribui o desempenho desfavorável ao contexto de problemas de governabilidade por conta da maioria incerta na Alepe.
Tão ciosa da questão de gênero, a tucana aparece melhor aprovada por homens do que por mulheres, além dos mais ricos. A maior desaprovação ocorre entre os jovens e os católicos.
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, concluiu o ano de 2023 com o maior nível de aprovação entre todos os governadores do país: 72%. Em seguida, em empate técnico, aparece Wanderlei Barbosa, o governador de Tocantins.
João Azevêdo (PSB), governador da Paraíba, aparece com 56% de aprovação e 27% de desaprovação. Já 17% disseram não saber. Em nível nacional, ele ocupa a 13ª colocação, já na Região Nordeste, o gestor paraibano tem a segunda melhor avaliação, com o mesmo percentual de aprovação do governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), que tem um percentual de reprovação menor, de 24%.
A região com o maior nível aprovação dos governadores é a região Sul, por conta dos níveis altos do Eduardo Leite, Jorginho Mello e Ratinho Jr.
A região com o maior nível de desaprovação é a região Sudeste, seguida pela região Nordeste.
Sudeste: Tarcísio de Freitas - Republicanos
Nordeste: Rafael Fonteles - PT
Sul: Jorginho Mello - PL
Norte: Wanderlei Barbosa - Republicanos
Centro-Oeste: Ronaldo Caiado - União Brasil
A pesquisa contemplou 29.694 respondentes entre 18 e 31 de dezembro de 2023. Dependendo do tamanho de cada estado e consequentemente do tamanho da amostra, a margem de erro oscila entre 1 e 5 pontos percentuais.
Os resultados na íntegra, inclusive os cruzamentos demográficos estado por estado, podem ser consultados no site da empresa.
Fonte: Jamildo Melo/Jornal do Comércio
Complemento: Patosonline.com