A senhora Véria Lúcia Leite da Silva, entrou em contato com a Rádio Espinharas FM, para denunciar a situação vivenciada pelas famílias que procuram vaga na Creche Daniele Medeiros Monteiro, no bairro Monte Castelo, Zona Sul de Patos, que estão tendo dificuldades para garantir a matrícula de suas crianças para o ano letivo 2024.
Segundo ela, muitas mães chegaram ao local desde as três horas da madrugada desta segunda-feira, dia 8, e terão que passar mais de 24 horas em fila para conseguir uma vaga para seus filhos na creche, para as atividades do ano de 2024.
“As matrículas começam amanhã, mas tem mães que estão lá desde às 3h da madrugada, e tem que passar hoje o dia e a noite para conseguir uma vaga para essas crianças. Isso não existe. Era para a diretora contar as vagas que tem, reservar essas vagas, e quando chegar no total das vagas fazer essas matrículas”, disse a reclamante.
Véria Lúcia finalizou dizendo que muitas mulheres estão deixando de dar assistência às crianças em suas casas e transferindo a responsabilidade para seus familiares, na tentativa de conseguir assegurar a matrícula dos alunos.
O QUE DISSE A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
Segundo o jornalista Zé Filho, assessor de comunicação da Secretaria de Educação da Prefeitura de Patos, disse que o dia 9 de janeiro é a data de início das matrículas para alunos novatos e a renovação de vagas nas creches do município.
Ele destacou que a data já foi anunciada para a comunidade desde os meses finais do ano de 2023, e considerou a alta procura por vagas no ano de 2024, como uma constatação de que as creches do município ofertam um serviço de qualidade para as comunidades de Patos.
Por Genival Junior - Patosonline.com