Cumprindo punição por perda de mando de campo ainda de 2022, o Treze estreou no Campeonato Paraibano de 2024 para defender o título do ano passado enfrentando o Serra Branca no estádio Almeidão, em João Pessoa, na noite de terça-feira (16). E em uma ótima partida, o Carcará mostrou que não chega para brincadeira, e venceu por 2 a 0.
Para a primeira partida oficial na temporada, o treinador alvinegro, William de Mattia, mandou a campo mesmo time que começou jogando os últimos amistosos preparatórios. Por sua vez, Ranielle Ribeiro não contou com o goleiro Rafael Mariano, o zagueiro Flávio Nunes e o volante Magno, que vão ficar pelo menos 30 dias fora cada um, desfalcaram o time, assim como o meia Anderson Paraíba, que não foi regularizado.
Não demorou muito para sair o primeiro gol do estadual. Logo aos 19 minutos, o Serra Branca fez jogada pela direita e a bola chegou em Emerson, na esquerda. Ele invadiu a área, driblou a marcação e chutou forte, de canhota, para estufar a rede galista na capital. E já valeu a lei do ex, uma vez que o lateral passou pelo Treze em 2021.
Depois do gol, o Galo, que vinha tomando as ações no início da partida, caiu de ritmo. Teve mais bola, mas não conseguiu ser efetivo, a não ser em uma falha do goleiro Neto que quase acabou se tornando uma oportunidade perigosa.
Segundo tempo
Depois do intervalo, o Galo voltou pressionando e aos 6 minutos aconteceu um lance inacreditável. Léo Cereja bateu da direita da área e a bola explodiu no poste esquerdo de Neto. Na sobra, o zagueiro Pedrão, sozinho na pequena área e com o gol aberto, conseguiu chutar para fora. Para sorte do defensor, o auxiliar Schumacher Marques havia marcado impedimento no lance.
Quem conseguiu balançar as redes novamente foi o Serra Branca. Após chute de Leilson pela esquerda, a zaga trezeana desviou e a bola sobrou limpa para Marcelo Toscano, sozinho na linha da pequena área. O experiente centroavante dominou, girou e bateu para estufar as redes, aparentemente em impedimento que não foi marcado.
O Treze vai tentar recuperação na competição enfrentando o Nacional de Patos, fora de casa, no sábado (27). Já o Serra Branca vai tentar disparar na ponta da tabela visitando o Sousa, no Marizão, no domingo (28).
Ficha técnica
Treze 0 x 2 Serra Branca
Campeonato Paraibano de 2024
1ª fase – 1ª rodada
Estádio: Almeidão (João Pessoa)
Arbitragem: Afro Rocha; Schumacher Marques e Gleydson Francisco
Gols: Emerson, Marcelo Toscano (S)
Cartões amarelos: Pedrão, Higor (T); Emerson, Ranielle Ribeiro (treinador), Anderson Paulista (S)
Treze: Igor Rayan, Bruno Ferreira, Luís Fernando, Pedrão (Rafael Castro), Higor; Roberto (Jonatha), Edmundo, Léo Cereja (Matheus Chaves); Will Viana, Lucas Mineiro (Adailson) e Vitão (Di Maria). Técnico: William de Mattia.
Serra Branca: Neto, Biel (Jadson), Gabriel Yanno, Weverton, Emerson; Memo, Anderson Paulista, Vitinho (Lucas Gonçalves); Janderson (Leilson), Histone (Uelber) e Marcelo Toscano (Rogério Sena). Técnico: Ranielle Ribeiro.
Fonte: Voz da Torcida