Saúde Locais, Saúde
Hemodinâmica de Patos realiza dois procedimentos inéditos em menos de 1 semana por meio de Trombectomia Mecânica no Sertão da Paraíba
18/01/2024 08h30
Por: PATOS ONLINE Fonte: Patosonline.com
Foto: Divulgação

A Hemodinâmica de Patos, que funciona no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro – unidade da rede estadual de saúde – e é gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), realizou mais um procedimento inédito no Sertão do estado.

Uma paciente de 81 anos foi submetida à retirada de um trombo maciço (coágulos que obstruem as artérias do pulmão) dentro do principal vaso do pulmão, em um procedimento chamado de trombectomia mecânica. A cirurgia foi feita com sucesso, por meio da infiltração de um fármaco trombolítico (medicamento para desmanchar trombo ou coágulos) diretamente nos vasos pulmonares, de forma a digerir os trombos residuais.

De acordo com o médico hemodinamicista Jeann Santiago, responsável pelo procedimento, a trombectomia (remoção de um coágulo sanguíneo – trombo – de um vaso sanguíneo) foi crucial para a vida da paciente. “Caso não tivesse sido feito o diagnóstico e o tratamento invasivo na hemodinâmica, inevitavelmente teríamos um desfecho ruim devido à gravidade da situação”, disse.

A paciente evoluiu bem após o procedimento e, nesta quarta-feira (17), já apresentava saturação de oxigênio de 96%, dentro da normalidade. No dia em que ela deu entrada na sala de cirurgia, estava com apenas 72% de saturação. Ainda nesta quarta-feira a idosa deve ter alta para a enfermaria.

Segundo caso registrado

Uma enfermeira de 29 anos, proveniente de Patos, foi admitida com sintomas de intenso cansaço. Após a realização de uma tomografia do tórax, foi diagnosticado um quadro de trombose pulmonar. Diante dessa condição, optou-se pela realização da trombectomia mecânica. O procedimento foi um sucesso, e a paciente está prevista para ser transferida para a enfermaria ainda hoje, destacando mais uma vez a eficácia da hemodinâmica de Patos na preservação de vidas.

O serviço de hemodinâmica interiorizado pelo Governo da Paraíba, como parte do Programa Coração Paraibano, tem possibilitado uma resposta assistencial rápida para os pacientes desde o Litoral ao Sertão paraibano no tratamento das urgências cardiológicas.

Recentemente, a PB Saúde aumentou a quantidade de médicos que dão suporte aos pacientes de perfil cardiológico na Hemodinâmica de Patos e, além dos cardiologistas  hemodinamicistas, o serviço conta com cardiologistas intensivistas.

Patosonline.com