Em contato com a assessoria de comunicação do Hospital de Trauma de Campina Grande nesta sexta-feira, 19 de janeiro, o Patosonline.com obteve informações atualizadas sobre o quadro de saúde da enfermeira Rayanne da Nóbrega Dantas, de 41 anos, que ficou gravemente ferida em um acidente na BR-361, por volta das 02h30min do último dia 11 de janeiro, quando uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) seguia de Patos para Piancó.
Em vídeo enviado pela assessoria, o médico cirurgião-geral, Dr. Jarbas Fonseca, informou que Rayanne sofreu um trauma grave na coluna, a nível de T4 (Quarta vértebra torácica), e no momento está sem as forças das pernas, não conseguindo andar.
Dr. Jarbas disse que na manhã de hoje (19) a paciente foi submetida a uma cirurgia pela equipe de Neurocirurgia, para fixação de coluna. O prodecimento de Artrodese, a qual Rayanne passou, costuma ser indicado quando se considera que existe uma instabilidade entre as vértebras e consiste na colocação de pinos na coluna.
O médico informou que ela está estável, sem uso de droga vasoativa, consciente, orientada e respirando em ar ambiente, sem necessidade do auxílio de aparelhos. O cirurgião destacou que agora a única questão do seu quadro diz respeito a parte neurológica, para saber se ela ficará paraplégica ou não.
Veja mais detalhes abaixo:
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada para atender a ocorrência e informou que a ambulância transportava o condutor, uma paciente em atendimento, uma enfermeira e um médico. O motorista perdeu o controle do veículo, resultando em uma saída de pista.
No momento do acidente, Rayanne Dantas estava realizando procedimentos na paciente e não fazia uso do cinto de segurança. Devido à situação, ela sofreu ferimentos graves e foi imediatamente socorrida para o Hospital Regional de Piancó. Os demais ocupantes da ambulância saíram sem ferimentos.
As circunstâncias exatas que levaram ao acidente estão sob investigação pela Polícia Rodoviária Federal. Equipes trabalham para coletar vestígios e informações no local, e os detalhes finais serão incorporados ao Laudo Pericial de Acidente de Trânsito da PRF.
Por Felipe Vilar - Patosonline.com