Locais Locais
Advogado especialista em Previdência Social esclarece dúvidas sobre aposentadoria no programa Revista dos Municípios do último sábado (27)
Um dos pontos destacados pelo advogado foi a situação dos trabalhadores rurais.
28/01/2024 08h00
Por: PATOS ONLINE Fonte: Patosonline.com
Reprodução: Patosonline.com

No último sábado (27), o advogado Danilo Freitas, especializado em Previdência Social, foi o convidado especial do programa "Revista dos Municípios", levado ao ar pelas ondas sonoras da Rádio Espinharas e redes sociais do Portal Patosonline.com, onde abordou questões cruciais sobre a aposentadoria. Durante a entrevista, ele se dedicou a esclarecer as dúvidas de ouvintes e internautas interessados no tema.

Um dos pontos destacados pelo advogado foi a situação dos trabalhadores rurais. Segundo o advogado, uma mulher que exerce atividades no campo pode se aposentar aos 55 anos, enquanto para os homens a idade é de 60 anos. Além disso, é necessário comprovar 15 anos de contribuição, sendo esse período passível de intermitência, especialmente em épocas de seca. Estes trabalhadores são conhecidos como segurados especiais.

Danilo Freitas também discutiu uma situação comum, envolvendo aqueles que trabalham por um período com carteira assinada e, posteriormente, retornam para a zona rural buscando a aposentadoria como agricultores. No entanto, destacou que, nesses casos, a idade mínima para se aposentar é elevada para 65 anos.

Outro ponto abordado foi a relação entre os valores de contribuição e os benefícios recebidos. Danilo Freitas explicou que, geralmente, o INSS paga 60% do valor total da contribuição do segurado. Entretanto, ressaltou que, mesmo seguindo essa regra, a aposentadoria não pode ser inferior ao salário mínimo estabelecido.

Confira a entrevista completa abaixo:

Patosonline.com