Na última semana, o Complexo Hospitalar Regional de Patos deu um passo significativo na melhoria dos cuidados oferecidos aos pacientes graves e internados em UTI, assim como àqueles com demandas específicas de alimentação e dieta. O Hospital inaugurou o Serviço Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN), uma iniciativa que promete proporcionar um olhar diferenciado e uma nutrição mais eficiente.
A equipe multiprofissional, composta por nutricionistas, médicos e enfermeiros, desempenhará um papel crucial nesse novo serviço. O coordenador da nutrição, Thiago Viana, ressaltou a importância da abordagem individualizada para pacientes graves acamados, enfatizando que cada paciente possui necessidades específicas.
"Cada paciente tem uma necessidade específica, e aí é onde se destaca o trabalho desta equipe nutricional, na avaliação individual do paciente, na necessidade calórica dele, que vai determinar qual a melhor suplementação alimentar e a via de administração, se será oral, por sonda ou parenteral, ou seja, direto na veia." disse Thiago Viana.
Com a implementação desse novo serviço, pacientes críticos na Área Vermelha, em UTIs ou submetidos a tratamento oncológico, receberão atenção especial do setor nutricional, incluindo a personalização de planos alimentares. Esses treinamentos focarão nas novas diretrizes nutricionais, visando diversas patologias, proporcionando ganhos significativos tanto no conhecimento da equipe quanto nas possibilidades de recuperação dos pacientes.
Patosonline.com