Esportes Esportes
Pela primeira vez na história, Copa do Nordeste terá jogo com arbitragem 100% feminina comandada pela patoense Ruthyanna Camila
Confronto entre Fortaleza e América-RN, pela 1ª rodada do regional, ainda nem aconteceu, mas já entrou para a história da competição por ter seis mulheres na equipe de arbitragem
31/01/2024 16h30
Por: PATOS ONLINE Fonte: Por Izabel Rodrigues/ge PB

Copa do Nordeste começará no próximo sábado (3), e um dos confrontos será entre Fortaleza e América-RN, entrarão em campo no Castelão, na capital cearense. Trata-se de um duelo até corriqueiro, pois já aconteceu 34 vezes, mas desta vez o jogo vai ficará na história. É que serão seis mulheres na arbitragem. Pela primeira na história, o Nordestão terá uma partida comandada por uma equipe de arbitragem 100% feminina.

A paraibana Ruthyanna Camila comandará o apito no jogo entre o Leão e o Mecão. Essa será, inclusive, a primeira vez que ela apitará um jogo da Copa do Nordeste. Apesar da estreia, Ruthyanna já esteve em vários jogos do regional como quarta árbitra e tem vasta experiência, apitando jogos de Série D, final do Série A3 do Brasileiro Feminino e também Clássicos dos Maiorais, entre Campinense e Treze, um dos mais relevantes do interior do Brasil.

As assistentes serão Brígida Cirilo, de Alagoas, que é assistente Fifa, e Carla Renata Cavalcanti, de Pernambuco. A quarta árbitra será Elizabete Esmeralda Cordeiro, do Ceará, assessorada por Simone Xavier, do Rio de Janeiro. E a analista de campo será Adeilma Luzia, do Rio Grande do Norte.

— É um sexteto que representará o quadro feminino com muita competência. A Ruthyanna esteve conosco na primeira sessão de trabalhos da homologação VAR e se destacou. No ano passado, ela já havia se destacado durante o ano todo, então nada mais justo do que darmos o retorno que ela merece. A gente espera realmente que seja a primeira escala de muitas que ela tenha, não só na Copa do Nordeste, como que ela e as suas companheiras tenham uma ótima temporada e possam se destacar no trabalho da arbitragem — disse Wilson Luiz Seneme, presidente da comissão de arbitragem da CBF.

Elas nunca trabalharam todas juntas, como acontecerá no próximo sábado, mas já se conhecem bem, dos cursos que são feitos periodicamente na CBF.

Ruthyanna e Brígida estiveram juntas na partida de ida da final do Campeonato Paraibano de 2022, entre Botafogo-PB e Campinense, onde a equipe de arbitragem foi quase toda feminina, com a alagoana sendo assistente 1, a paraibana atuando quarta árbitra, além da mineira Fernanda Nândrea como assistente 2 e a paraibana Flávia Renally como segunda árbitra assistente. Nesse jogo o paranaense Rodolpho Tolski comandou o apito.

Por Izabel Rodrigues/ge PB