Locais Educação, Locais
Patos ganha primeira Escola em Tempo Integral para os Anos Finais durante abertura do ano letivo 2024
A EMEF Zefinha Mota, localizada no bairro Sete Casas, passou do modelo convencional para o integral com lançamento durante a abertura do ano letivo 2024.
05/02/2024 14h00
Por: PATOS ONLINE Fonte: Por Secom - Prefeitura de Patos
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria Municipal de Educação lançou, na manhã desta segunda-feira (5) a primeira Escola em Tempo Integral do município voltada para os alunos dos Anos Finais, ou seja, do 6º ao 9º ano. A EMEF Zefinha Mota, localizada no bairro Sete Casas, passou do modelo convencional para o integral com lançamento durante a abertura do ano letivo 2024.

“Com isso a prefeitura garante educação com as crianças passando o dia inteiro na escola, com três refeições, fardamento escolar, e pedagógico sem precisar pagar nada. Vamos garantir que essas crianças, passando o dia na escola, possam se envolver com atividades boas, com educação, com reforço escolar, com atividades esportivas, enfim, fazendo com que tenham uma convivência melhor e foquem, verdadeiramente, no que é importante”, afirmou o prefeito de Patos, Nabor Wanderley.

Prefeito Nabor Wanderley

Ao todo, 133 alunos passarão a ter aulas das 7h às 17h, com direito a três refeições, material didático, fardamento e transporte escolar, todos gratuitamente. Além disso, a grade comum curricular de disciplinas foi mantida (Língua portuguesa, língua inglesa, matemática, ciências humanas e da natureza, ensino religioso, arte e educação física), havendo a inclusão das disciplinas eletivas como a do ‘projeto de vida’ que tem como objetivo promover o autoconhecimento, quais atividades o estudante tem interesse e o planejamento para o futuro.

Com a transformação da EMEF Zefinha Mota em Escola em Tempo Integral, Patos passou a contar com quatro escolas nesse modelo, incluindo as três voltadas aos Anos Iniciais (CIEP IV Alfredo Lustosa e Ageu de Castro, no Alto da Tubiba; EMEF Antônio Guedes dos Santos, no Mutirão; EMEF Nina Nóbrega, no Sítio Campo Comprido).

Para a dona de casa, Robervânia de Andrade Gomes, mãe do Luan, aluno do 6º ano da escola, a transformação da EMEF Zefinha Mota em Integral, beneficiará diretamente o alunado visto que, quanto mais volume de ensino, mais conhecimento; algo que, segundo ela, não lhe foi possível em sua infância. “No meu tempo, não tinha isso. O meu pai não deixava estudar. Era somente roça. Trabalho e trabalho! Eu quero o melhor para o meu filho, já que, no meu tempo, eu não tive. Quero que ele estude, seja bom aluno e bom filho para que amanhã ou depois, me dá mais orgulho”, contou. 

Robervânia de Andrade, mãe de aluno

A secretária de Educação de Patos, Adriana Carneiro, enfatizou, também, que a Prefeitura de Patos garante, desde o primeiro dia de aula, a estrutura necessária para que nenhum aluno fique fora da sala de aula. “A Prefeitura Municipal de Patos garante, já desde os primeiros dias de aula, merenda escolar de qualidade, fardamento, material didático para toda a rede e transporte escolar. Este será um ano letivo de muito aprendizado”, destacou, Adriana.

Secretária de Educação, Adriana Carneiro

A solenidade de abertura do ano letivo em toda a rede municipal e lançamento da nova Escola em Tempo Integral aconteceu na quadra poliesportiva da EMEF Zefinha Mota e contou com as presenças do corpo docente, pedagógico e direção da escola, alunos, pais, da coordenadora pedagógica dos Anos Finais, Maria das Lágrimas Minervino, da secretária de Educação, Adriana Carneiro, do prefeito Nabor Wanderley e do vice-prefeito, Jacob Souto. Até o início de março, o município ganhará mais uma Escola em Tempo Integral para os Anos Finais. O anúncio deverá ser feito em breve.

Por Secom - Prefeitura de Patos