Pelo menos 12 vereadores que fazem parte da atual composição da Câmara Municipal de Patos, iniciarão o último ano do exercício legislativo, que começa neste mês de fevereiro, com o desafio de serem reeleitos nas eleições de outubro.
Na eleição de 2020, a renovação de 13 cadeiras, ou 76,47%, foi talvez, a mais expressiva de toda a história de Patos, reconduzindo nas urnas, os vereadores Sales Junior, Tide Eduardo, Ferré Maxixe e Nadir Rodrigues, para mais um mandato.
Com o afastamento do vereador, Segundo Brito, para a Secretaria de Saúde, e o seu posterior falecimento, a então suplente de vereadora, Fátima Bocão, assumiu de forma definitiva a titularidade da cadeira, formando uma bancada de 5 parlamentares mais experientes. As outras 12 cadeiras, que representam 70,58%, são dos parlamentares estreantes na casa Juvenal Lúcio de Sousa.
Se os 17 vereadores disputarem a reeleição, em 2024, teremos o vereador Sales Junior, tentando o seu quinto mandato consecutivo, a vereadora Nadir Rodrigues, buscando o quarto mandato, enquanto a presidente da casa, Tide Eduardo, Fátima Bocão e Ferré Maxixe, tentarão o terceiro mandato consecutivo.
Os demais parlamentares, casos de: Ítalo Gomes, Emano Araújo, David Maia, Nega Fora, Décio Motos, Jamerson Ferreira, Zé Gonçalves, Marco Cezar, Willa da Farmácia, Josmá Oliveira, Sargento Patrian e Nandinho, que estão em primeiro mandato, terão o desafio de renovar a cadeira para mais quatro anos.
Por Genival Junior - Patosonline.com