Moradores da zona rural do distrito de Santa Gertrudes, município de Patos, procuraram a redação do Patosonline.com nesta quarta-feira (07), para manifestar preocupação em relação às condições do ônibus escolar que atende os alunos das rotas do sítio Conceição de Baixo, sítio Conceição de Cima e sítio Fechado.
Segundo os pais dos estudantes, o veículo, responsável por transportar os estudantes até a escola, apresenta uma série de problemas. Entre as principais questões apontadas estariam a ausência de cintos de segurança, uma porta que precisa ser amarrada com barbante e arame para fechar, além de diversas partes elétricas improvisadamente consertadas com pedaços de cinto de segurança.
A situação chegou a um ponto crítico recentemente, quando, no primeiro dia de aula, na última segunda (05), o ônibus quebrou devido a um vazamento no filtro de combustível. Os alunos foram obrigados a permanecer no veículo danificado até que seus familiares pudessem resgatá-los. No terceiro dia de aula, nesta quarta (07), por volta das 11h30, o ônibus enfrentou outro contratempo ao ter um pneu estourado, resultando novamente na espera dos estudantes até que seus pais pudessem buscá-los.
"O ônibus está um descaso, não tem cinto de segurança, a porta está amarrada com um barbante e arame para poder fechar, algumas partes elétricas do ônibus estão presas com um pedaço de cinto de segurança.
No dia 05/02/23 (no primeiro dia de aula) o ônibus quebrou devido a um vazamento no filtro de combustível, os alunos tiveram que ficar no ônibus quebrado até que seus parentes pudessem buscá-los. No terceiro dia de aula, 07/02/23, por volta das 11h30, o ônibus estourou o pneu e novamente os alunos tiveram que esperar até que seus pais pudessem buscá-los, e àqueles alunos cujo os pais não poderiam buscar ficaram por volta de até às 14h30 na casa de um morador da região que os deu comida e água." - disse uma mãe ao Patosonline.
Veja abaixo as imagens feitas pelos pais:
Sobre o assunto, o Patosonline.com fez contato com a Prefeitura de Patos, que se posicionou sobre o caso.
Conforme a gestão, o pneu não estava careca e estourou devido aos pedregulhos da estrada, havendo ainda um estepe em boas condições para que fosse efetuada a troca no local, no entanto, não foi feita. Ouça abaixo a fala da secretária de Educação, Adriana Carneiro.
Além disso, foi informado que detalhes de manutenção que realmente precisam ser executados não teriam sido repassados para o setor de transporte pelo motorista, por isso ainda não foram solucionados, mas devem ser feitos durante o recesso de Carnaval.
Por Patosonline.com