O governador João Azevêdo, do Estado da Paraíba, fez críticas à declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que comparou o Holocausto ao conflito armado entre Israel e Hamas. Azevêdo afirmou que as duas situações são "completamente diferentes" e que Lula não se expressou da melhor maneira ao fazer essa comparação.
"Na verdade, o presidente vinha com uma linha muito clara, que era de, primeiro, condenar o ataque do Hamas e, segundo, a desproporcionalidade da resposta de Israel. É claro que são situações totalmente diferentes, o Holocausto e essa guerra que acontece hoje", declarou o governador em entrevista ao Correio Debate nesta segunda-feira (19).
Azevêdo ressaltou que não acredita que Lula tenha tentado comparar as duas situações, mas sim que ele não conseguiu se expressar da melhor maneira. Segundo o governador, "são coisas completamente diferentes, o Holocausto e o que está acontecendo hoje na Faixa de Gaza."
A declaração de Lula gerou controvérsias e críticas de diversos setores, incluindo líderes políticos e organizações judaicas, que consideraram a comparação inadequada e insensível. O debate em torno do conflito em Israel e da situação na Faixa de Gaza continua provocando discussões e opiniões divergentes em todo o mundo.
Patosonline.com