O discurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comparando a contraofensiva de Israel na Faixa de Gaza ao Holocausto, desencadeou uma reação enérgica na Câmara dos Deputados, resultando na coleta da maior quantidade de assinaturas para um pedido de impeachment nesta legislatura.
Até o momento, 91 parlamentares assinaram o pedido de afastamento, que será protocolado nesta segunda-feira (19/2) por Carla Zambelli (PL-SP). A justificativa apresentada é que o presidente expôs o Brasil ao perigo de guerra, o que seria passível de crime de responsabilidade.
A declaração de Lula gerou indignação e críticas de diversos setores, inclusive entre os parlamentares, que consideraram a comparação inadequada e ofensiva. O grupo extremista Hamas chegou a agradecer publicamente a Lula pela sua declaração, o que aumentou a controvérsia em torno do assunto.
Entre os signatários do pedido de impeachment, está o deputado Cabo Gilberto Silva (PL), representante da Paraíba. Em contato com a redação do Patosonline.com na noite desta segunda-feira, 19 de fevereiro, o parlamentar justificou sua assinatura e fez duras críticas ao presidente Lula.
Ouça abaixo:
A iniciativa promete acirrar ainda mais os debates políticos e ampliar a polarização no cenário nacional, enquanto cresce a pressão sobre o Congresso para avaliar as consequências das declarações de Lula e a conduta do presidente em relação a questões internacionais sensíveis.
Patosonline.com
Texto produzido em parte baseado em matéria do site Metropoles.com