O público de Patos-PB e região já tem a data para conhecer a lista de atrações que farão parte do São João 2024. O evento é realizado pela Prefeitura Municipal e Coollab Creative, e as datas e atrações serão reveladas na próxima quinta-feira, dia 29 de fevereiro.
Enquanto as atrações não são reveladas, o comércio já vive a expectativa de um evento maior que o do ano passado, com a perspectiva de crescimento nas vendas no período junino. Adriana Gomes, empresária do ramo de moda, já planeja renovar o estoque de roupas visando as vendas desse período: “O São João de Patos impacta de maneira extremamente positiva meu comércio, com um aumento muito significativo no volume das vendas. Isso proporciona o sustento da minha família, já que essa é nossa única fonte de renda”.
Elis Lustosa, gerente de uma loja de departamento na cidade, comemorou os resultados das vendas em junho de 2023: “O mês de junho de 2023 representou 10% da venda total do ano. E a semana que antecedeu o São João de Patos representou 30% da venda total do mês. As vendas responderam muito bem em junho, e a expectativa para 2024 não pode ser diferente”.
O comércio já investe em métodos para aproveitar as oportunidades que o evento gera: “Nosso time de marketing começa a traçar as estratégias com foco regional em março. Tudo será trabalhado de agora até junho para aumentar os resultados das vendas. Então, já estamos trabalhando nisso com foco em uma coleção que combine com o tema da festa, trazendo botas, jeans e muito xadrez”, completou Elis.
A Câmara de Dirigentes Lojistas em Patos vê o evento de forma positiva e confirma a previsão de crescimento das vendas no período. De acordo com Oton Medeiros, presidente da CDL em Patos, alguns setores apresentam faturamento superior ao Natal no período junino: “Nós fizemos uma pesquisa com os comerciantes locais e constatamos números muito positivos, principalmente em função do São João ter vários dias de festa e setores como hotelaria e serviços de alimentação serem diretamente impactados”.
Contratar uma equipe extra para dar conta da demanda do período e investir em capacitação são estratégias recomendadas pela CDL para potencializar as oportunidades. “A gente sabe que a demanda aumenta muito no período, e um atendimento precário pode trazer prejuízo para o comerciante”, afirmou.
De acordo com o Sebrae/PB, Patos possui 8.833 micro e pequenos empreendedores. Anna Stefania, gerente regional do órgão, completa: “O período junino impacta positivamente essas empresas, pois, com a quantidade de pessoas circulando na cidade, consequentemente, mais dinheiro é injetado no comércio, proporcionando uma maior geração de renda e empregos”.
Para ela, o São João de Patos projeta o município para além das fronteiras da Paraíba: “Um evento como o São João de Patos, movimenta toda a economia local, a cidade cresce, podendo ser vitrine para o nosso estado. O Sebrae tem na sua missão 'Promover a Competitividade e Sustentabilidade dos Pequenos Negócios' através das nossas capacitações e consultorias. Um outro ponto muito importante é se programar para as vendas on-line, onde é necessário que os empresários trabalhem suas redes sociais, deixando-as mais atrativas e com uma resposta eficaz aos clientes”.
Fonte: Assessoria Coollab Creative