O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou novos dados do Censo 2022, nesta sexta-feira (23), apresentando sobre o acesso ao saneamento básico e à coleta de lixo nos municípios do Brasil.
Em Patos, 91,9% da população possui esgoto adequado e 94,78% possui coleta de lixo adequada, conforme os indicadores sociais identificados no trabalho de coleta do Censo de 2022.
Ainda segundo o IBGE, outros 97,58% da população de Patos possuem abastecimento de água de forma satisfatória e 99,54%, moram em residências com banheiro.
NO BRASIL
Em nível nacional, os indicadores que foram levantados no último Censo também foram positivos. O percentual de pessoas vivendo em lares:
Ainda assim, em 2022, o Brasil tinha:
Em 2022, as formas consideradas adequadas de abastecimento de água eram: rede de distribuição (82,9%), poço profundo ou artesiano (9%), poço raso, freático ou cacimba (3,2%) e fonte, nascente ou mina: (1,9%).
São duas as formas consideradas adequadas de descarte adequado de esgoto: o esgoto que vai para as redes públicas de coleta (geral ou pluvial) ou para fossas sépticas ou com filtro, ainda que depois de passar por esses equipamentos não sejam destinados para essas redes.
Os pretos e pardos representam 55% da população brasileira, mas são 69% dos que vivem em lares sem descarte adequado de esgoto. 90% dos lares têm coleta de lixo; Maranhão foi o estado que mais avançou, mas ainda está em último lugar em todo o Brasil.
Por Genival Junior - Patosonline.com