Brasil Brasil
Ato na Av. Paulista: Secretaria de Segurança Pública diz que público foi superior a 600 mil pessoas; levantamento da USP fala em 185 mil
A ocupação principal se concentrou no Masp, mas se estendeu por pelo menos quatro quarteirões. Aliados políticos chegaram a dizer que ato reuniu mais de um milhão de pessoas.
26/02/2024 15h20
Por: PATOS ONLINE Fonte: Por Patosonline.comCom UOL Notícias

O ato realizado na Avenida Paulista neste domingo (25), pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, reuniu um grande número de apoiadores. No entando, as entidades e órgãos divergem sobre a estimativa total de público.

A ocupação principal se concentrou no Masp, mas se estendeu por pelo menos quatro quarteirões. Aliados políticos chegaram a dizer que ato reuniu mais de um milhão de pessoas.

Conforme a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, o ato reuniu cerca de 600 mil pessoas na Paulista. Em nota, a SSP-SP informou que a manifestação "ocorreu de forma pacífica, sem o registro de incidentes e com a presença de, aproximadamente, 600 mil pessoas na avenida Paulista e 750 mil pessoas no total, quando levado em conta o público presente nas ruas adjacentes".

Já um levantamento realizado pela USP aponta que a estimativa de público para o pico do ato, às 15h, foi de 185 mil pessoas. O dado faz parte do Monitor do Debate Político, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Às 17h, após os discursos, a contagem indicou 45 mil participantes. A equipe acompanhou a manifestação, produziu imagens aéreas às 15h e às 17h e contou o público com auxílio de software.

Os grupos começaram a chegar ao local ainda pela manhã. No local, não foram vistas faixas ou cartazes com ataques ao Supremo ou a qualquer pessoa ou instituição e haviam bandeiras do Brasil e de Israel.

Durante seu discurso, Bolsonaro negou tentativa de golpe e pediu anistia a envolvidos no 8/1. O ex-presidente optou por falar sobre feitos durante sua gestão e exaltou a adesão de apoiadores ao ato deste domingo.

O ato teve segurança reforçada. Cerca de 2.000 policiais acompanharam o evento na Paulista. Segundo a SSP-SP, Força Tática, Batalhão de Choque e Cavalaria foram algumas das unidades da PM envolvidas. Drones e câmeras também foram utilizados.

Por Patosonline.com
Com UOL Notícias