Regional Regional
Moradores das zonas rurais de Santa Terezinha, Catingueira e Patos cobram providências após falta de energia prolongada; Energisa emite nota
As reclamações incluem os sítios Cacimba Nova, Barrento, e adjacências, em Catingueira; sítios Antas, Maracujá e Santana, em Santa Terezinha; e o Sítio Cruz, no município de Patos.
27/02/2024 11h30
Por: PATOS ONLINE Fonte: Por Patosonline.com
Foto: Divulgação

Nesta terça-feira, 27 de fevereiro, a redação do Patosonline.com recebeu novas reclamações e cobranças de moradores das zonas rurais de municípios que abrangem a Região Metropolitana de Patos, acerca da falta de energia desde a última sexta-feira (23).

As reclamações incluem os sítios Cacimba Nova, Barrento, e adjacências, em Catingueira; sítios Antas, Maracujá e Santana, em Santa Terezinha; e o Sítio Cruz, no município de Patos.

Na zona rural de Catingueira, a moradora Cileide Lima, residente no Sítio Cacimba Nova, informou que diversas solicitações foram feitas à Energisa, que sempre informa haver uma equipe no local, mas o serviço até então não foi restabelecido, resultando em perdas significativas de produtos alimentícios: "O pessoal já está todo mundo aperreado, porque já perdeu tudo que tinha em casa", disse.

Na comunidade Santana, o cidadão Henrique Ferreira enviou um vídeo à nossa reportagem, mostrando a situação em sua residência, onde há uma idosa que faz uso de sonda e necessita de diversos equipamentos ligados à energia. Ele relatou que já se passaram mais de 85 horas sem eletricidade na localidade, no entanto ao ligar para a Energisa, uma funcionária informou que o serviço havia sido reativado no dia 25, às 15h30min, algo que não aconteceu de fato.

Veja o vídeo abaixo:

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Patos Online (@patosonline)

O empresário Adriano China Mania também procurou nossa equipe para reclamar da situação no mesmo setor: "Sítio Santana, Maracujá, Antas, entre outros, estão sem energia há 6 dias e sem previsão de solucionamento. Estamos com grande prejuízo de perecíveis e sem contar os idosos acamados na região que sofrem mais que todos", disse.

Uma outra reclamação que chegou ao Patosonline foi da internauta Nyce Araújo, residente no Sítio Cruz, município de Patos. Segundo ela, desde a tarde de sexta-feira (23) o serviço foi interrompido e até então segue sem solução. Nyce destaca que na localidade há uma idosa de 96 anos que é cadeirante e tem sido prejudicada pelo problema.

No Sítio Cruz, município de Patos, tá sem energia desde sexta à tarde e tem uma idosa cadeirante de 96 que necessita da energia. Eles [Energisa] tão só enganando, um absurdo, quero meus direitos", expressou.

O que diz a Energisa?

Sobre o assunto, o Patosonline.com fez contato com a assessoria de comunicação da Energisa, que em nota se desculpou pelos transtornos e disse haver um trabalho complexo de recomposição da rede de distribuição elétrica que foi destruída em vários pontos da região, diante dos estragos causados pelas chuvas nos últimos dias. Confira o conteúdo na íntegra abaixo:

NOTA

A Energisa, antes de tudo, pede desculpas aos clientes da área rural de Catingueira e regiões próximas, que tiveram seu fornecimento de energia afetado por conta do temporal que atingiu a região. A rede elétrica que atende a comunidade foi parcialmente destruída e as equipes da Energisa seguem trabalhando na reconstrução das estruturas danificadas. Na noite do domingo (25), por questões de segurança e orientação do Corpo de Bombeiros, que está atuando junto com a empresa, o serviço teve que ser interrompido, mas foi retomado logo que houve a liberação. Para minimizar os impactos à população, a Energisa deslocou um gerador para suprir o fornecimento de energia até que a recomposição seja concluída.

A concessionária destaca que é uma situação complexa e que está com todo efetivo de profissionais mobilizadora para resolver a situação o mais rápido possível.

Foto: Divulgação/Energisa
Foto: Divulgação/Energisa

Por Patosonline.com