Saúde Saúde
Paraíba registra terceira morte por dengue em 2024 e número de casos provavéis já ultrapassa a marca de 2 mil
Homem de 60 anos de Campina Grande é a mais recente vítima da doença; casos de dengue, chikungunya e zika preocupam autoridades de saúde no estado
01/03/2024 11h25
Por: PATOS ONLINE Fonte: Patosonline.com
Foto: Reprodução

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) da Paraíba confirmou, nesta quinta-feira (29), a terceira morte por dengue no estado em 2024. A vítima foi um homem de 60 anos, residente em Campina Grande. De acordo com o boletim divulgado pela SES, o paciente foi atendido em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na cidade, já com o quadro avançado da doença.

Este é o terceiro óbito relacionado à dengue registrado este ano na Paraíba. Os casos anteriores foram em Camalaú, onde uma jovem de 24 anos faleceu, e em Conde, com a morte de uma mulher de 42 anos.

Além das mortes por dengue, a SES informou na última terça-feira (27) a primeira morte em 2024 ocasionada pela chikungunya. Um homem de 57 anos, residente em Sapé, apresentava uma doença pré-existente (hepatopatia) e teve exame IGM positivo para a chikungunya, levando-o a óbito.

A situação acende um alerta para as arboviroses na Paraíba, com um total de quatro mortes relacionadas a essas doenças em 2024. Outros três óbitos estão em investigação, sendo um para dengue e dois para chikungunya.

No acumulado deste ano, foram registrados 2.349 casos prováveis de arboviroses no estado, sendo 2.083 de dengue, 250 de chikungunya e 16 de zika.

A SES destaca a importância da prevenção, conscientização e eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor dessas doenças, reforçando a necessidade da colaboração da população para combater a proliferação do vetor.

Patosonline.com