Regional Regional
Mananciais transbordando e riachos em cheia seguem levando muita água para o Açude do Jatobá, em Patos; veja imagens
A última medição foi feita na sexta-feira, dia 01 de março, quando o Açude do Jatobá apresentava 3.230.205 m³, equivalente a 18,44%.
03/03/2024 13h30
Por: PATOS ONLINE Fonte: Por Felipe Vilar - Patosonline.com
Foto: Reprodução

Pelo segundo dia consecutivo, o Açude do Jatobá, em Patos, segue recebendo um considerável volume de água dos seus afluentes. Isso porque, desde ontem (02) as barragens, rios e riachos da região de São José do Bonfim estão em cheia e transbordando.

O Riacho dos Mares, localizado na zona rural do município e que é um dos principais afluentes do Açude do Jatobá, amanheceu com uma forte cheia neste domingo (03), no linguajar popular “lavando os baixios”, sendo esta considerada a maior enchente desde o inverno de 2009, segundo relataram alguns populares da região.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Patos Online (@patosonline)

Conforme informações oficiais da EMPAER, na cidade de São José do Bonfim foram registrados 126 milímetros. Nossa equipe também recebeu a informação de alguns agricultores de que na zona rural esse índice superou a marca dos 160 e 170 milímetros.

O Açude do Tubarão, que também é outro principal afluente do Jatobá, começou a transbordar ontem e segue com a sangria forte nesta manhã de domingo (03).

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Patos Online (@patosonline)

O Patosonline.com recebeu também imagens feitas pelo popular “Buchudo” no Sítio Antônica, onde pelo menos três barragens transbordaram e as passagens molhadas estão intransitáveis, são elas: Barragem de Dr. Eliseu, Açude do Passarinho e Barragem de Antônica. As águas seguem o mesmo percurso sentido Açude Jatobá.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Patos Online (@patosonline)

Até o momento, a AESA ainda não atualizou o volume do manancial neste domingo (03). A última medição foi feita na sexta-feira, dia 01 de março, quando o Açude do Jatobá apresentava 3.230.205 m³, equivalente a 18,44%. A expectativa agora é por um aumento considerável no volume hídrico.

Por Felipe Vilar - Patosonline.com