Na tarde desta sexta-feira, 08 de março, aconteceu a Caminhada pela Paz. Evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher que reuniu mulheres, homens, adolescentes e crianças, no centro da cidade para celebrar as conquistas das mulheres ao longo dos anos, mas também para alertar sobre o aumento de casos de feminicídos e de violência contra a mulher.
A caminhada foi realizada pelo Centro de Referência em Atendimento à Mulher em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e CREAS, teve seu início em frente à Prefeitura de Patos e seguiu em direção à Praça Edvaldo Mota, ao som da banda do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM) e da cantora Cyda Dias.
Samara Oliveira, presidente do CMDM, exaltou a realização da caminhada que reuniu os mais diversos setores da sociedade, movimentos sociais, ONG’s e escolas, mas também alertou que o momento também é de reflexão, de luta e combate para que as mulheres tenham os seus direitos garantidos e uma proteção efetiva.
O prefeito de Patos, Nabor Wanderley, esteve presente na caminhada e destacou as mais diversas ações para a melhoria da vida da mulher patoense, seja na saúde, seja no desenvolvimento social e outros setores, além de enfatizar o engajamento da gestão municipal em combater à violência contra a mulher.
A secretária executiva de políticas para a mulher e diversidade humana, Jéssica Alexandre, relatou que a caminhada superou todas as expectativas e que foi um momento para honrar a memória das mulheres que lutaram e lutam para ter direitos, voz e vez.
Ainda dentro da programação teve a apresentação do espetáculo ‘A Sacerdotisa’ e a oferta de serviços de saúde, beleza e aula de autodefesa como também feira com mulheres empreendedoras do município.
A coordenadora do CREAS Chico Bocão, Juliana Freitas, falou que o objetivo da oferta desses serviços foi para que as mulheres tenham a oportunidade de conhecer os serviços, e também resgatar a autoestima e trazer um cuidado e proteção para elas.
O evento ainda contou com a participação das secretarias de Saúde, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social e dos alunos dos cursos de biomedicina e farmácia da UNIFIP.
Por Secom - Prefeitura de Patos