Unidades de saúde lotadas, e muita gente se queixando de sintomas parecidos com os da tradicional gripe, no entanto, em muitos casos as reações são diferentes. Alguns reclamam de coriza e dor na garganta, outros de febre, dor de cabeça, já outras pessoas relatam muita moleza no corpo e tosse seca e quadro diarreico.
A semana passada foi um corre-corre nas UPAs, hospitais, UBSs e PSFs de Patos e região. Em algumas empresas da cidade houve relatos de que os funcionários adoeceram um após o outro, apresentando alguns sintomas descritos.
Neste domingo, 17 de março, o Patosonline.com fez contato com o diretor clínico do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos, Dr. Pedro Augusto, que comentou esse surto e trouxe alguns esclarecimentos de dúvidas e orientações.
Dr. Pedro disse que estamos enfrentando um problema de saúde pública complexo, pois existem três viroses ao mesmo tempo. Uma com sintomas de gripe (sintomas respiratórios), outra tendo como foco a diarreia e a dor no corpo (virose da mosca), e a terceira, a dengue, aquela já conhecida, que apresenta sintomas mais severos.
Ele recomendou o uso de máscara, para as pessoas que apresentarem sintomas iniciais da síndrome respiratória e que fiquem atentos a outros sintomas.
Ouça mais detalhes abaixo:
Patosonline.com