Em uma conversa com a jornalista Wânia Nóbrega, da Rádio Espinharas FM, a diretora da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Otávio Pires de Lacerda, localizada no Campo da Liga, em Patos, Tássia Rangel, abordou a preocupação crescente com o aumento das doenças respiratórias, viroses da mosca e arboviroses na região.
A UPA, reconhecida como referência em atendimentos de urgência e emergência, conta com uma média mensal de mais de 4 mil atendimentos. A diretora compartilhou dados alarmantes, indicando um significativo aumento no número de pacientes apresentando sintomas relacionados a essas condições.
Nos primeiros 15 dias de março, a UPA já registrou um total de mais de 2 mil pacientes atendidos, todos com sintomas variados, mas nenhum caso foi identificado como grave, com apenas alguns necessitando de internamento. A diretora salientou a importância de buscar o primeiro atendimento na atenção básica de saúde, reservando os serviços de urgência para casos mais severos, com o intuito de evitar a sobrecarga do sistema.
Além disso, a população foi orientada sobre os cuidados diários a serem tomados para prevenir o contágio dessas doenças, enfatizando medidas como a higienização das mãos, e o uso adequado de máscaras.
Patosonline.com
Áudio: Wânia Nóbrega -Rádio Espinharas FM