Policial Policial
Mentor da 'Barbárie de Queimadas' é preso pela DRACO no RJ cerca de três anos após fugir de presídio de segurança máxima na PB
No momento da prisão, Eduardo estava sozinho e foi localizado em uma casa alugada em Rio das Ostras, na Baixada Litorânea do Rio.
19/03/2024 10h59
Por: PATOS ONLINE Fonte: Por Patosonline.comCom informações do g1 PB

A Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO), prendeu na manhã desta terça-feira (19), em Rio das Ostras, no Rio de Janeiro, o mentor da "Barbárie de Queimadas", Eduardo dos Santos Pereira, que estava foragido há três anos.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por DRACO I POLÍCIA CIVIL DA PARAÍBA (@draco.pcpb)

O crime perpetrado por Eduardo, que ganhou destaque em todo o país, aconteceu no ano de 2012, quando cinco mulheres foram brutalmente estupradas durante uma festa de aniversário, por homens que elas consideravam serem seus amigos. Duas delas, Izabella Pajuçara e Michelle Domingos, foram mortas de forma violenta após identificaram os agressores durante o estupro. Além de Eduardo, outros seis homens foram condenados pela barbárie, enquanto três adolescentes foram sentenciados a cumprir medidas socioeducativas.

No momento da prisão, Eduardo estava sozinho e foi localizado em uma casa alugada em Rio das Ostras, na Baixada Litorânea do Rio.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Investigador.de.Polícia (@investigador.policial)

Ele havia sido preso em 2012 e condenado em 2014 ao cumprimento da pena de 108 anos e 2 meses, no entanto, estava foragido desde 17 de novembro de 2020, quando fugiu da Penitenciária de Segurança Máxima Doutor Romeu Gonçalves de Abrantes, o PB1, em João Pessoa.

Foto: Divulgação/Polícia Civil

Ele foi condenado a 106 anos e 4 meses de reclusão por dois homicídios, formação de quadrilha, cárcere privado, corrupção de menores e porte ilegal de arma, além dos cinco estupros. Além disso, também recebeu uma pena de 1 ano e 10 meses de detenção pelo crime de lesão corporal de um dos adolescentes envolvidos no crime.

Eduardo trabalhava na cozinha do PB1 e fugiu após um policial penal esquecer um molho de chaves no local onde o detento ficava. Ele abriu o almoxarifado e saiu pela porta lateral do presídio.

Eduardo dos Santos Pereira foi o mentor da Barbárie de Queimadas ? Foto: Reprodução/TV Cabo Branco

No momento da fuga, quatro policiais penais faziam a segurança do setor e foram encaminhados à Central de Polícia para prestar esclarecimentos. Um deles foi autuado por facilitação culposa e, em seguida, liberado.

Segundo Tércio Chaves, o policial penal que teria esquecido as chaves foi indiciado, mas o Ministério Público da Paraíba (MPPB), até agora, não ofereceu denúncia contra ele.

Por Patosonline.com
Com informações do g1 PB