O médico Rafael Nóbrega, responsável técnico pelos atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento do bairro Jatobá, Zona Sul de Patos-PB, explicou sobre as causas para o aumento nos atendimentos que tem sido registrados na unidade.
Segundo ele, as principais causas que tem levado pacientes em busca de atendimento são as viroses respiratórias, as doenças gastrointestinais e as arboviroses, (Dengue, Zica e Chicungunha), que tem acometido com sintomas uma parcela significativa da população.
?Nesse momento de sazonalidade nós estamos vivendo três viroses em especial. As viroses respiratórias, as arboviroses, Dengue, Zica e Chicungunha. Lembramos que o principal remédio é a prevenção, lavagem de mãos, evitar contato com pessoas adoecidas, não manter água parada em suas residências e a conservação de alimentos em bons locais?, explicou Dr. Rafael Nóbrega.
Ele orientou a população a procurar, havendo qualquer sintoma, as Unidades Básicas de Saúde-UBSs, ou uma das cinco unidades âncoras, que funcionam em período noturno em todos DGAs da cidade.
Para pessoas que apresentarem sintomas como vômitos constantes, diarreias, febres que não cessam com uso de analgésicos, entre outros sintomas, a recomendação do Dr. Rafael é para os pacientes procurarem as Unidades de Pronto Atendimento-UPAS, ou um outro serviço especializado em saúde.
Por Genival Junior - Patosonline.com