Passou a circular em grupos de WhatsApp da cidade de Patos no final da manhã e início de tarde desta quarta-feira, 20 de março, uma mensagem alertando sobre a possível fuga de detentos no Presídio Padrão Romero Nóbrega.
Conforme o conteúdo da mensagem, 9 (nove) homens teriam ?fugido? da unidade prisional durante a madrugada de hoje (20), através das celas inferiores. A mensagem ainda alertava para a periculosidade dos possíveis ?fugitivos?, onde dois seriam acusados de estupro e um de esquartejamento.
Diante do caso, a redação do Patosonline.com entrou em contato rapidamente com o diretor do presídio, Charles Martins, que de pronto desmentiu a informação.
Charles destacou, inclusive, que presos por estupro não são recebidos na unidade, mas sim levados para a Cadeia Pública de Malta. Desse modo, o fato se tratou de uma Fake News que passou a ser compartilhada de maneira indiscriminada, causando pânico na população.
Vale destacar que quem espalhar fake news e for identificado pode responder criminalmente. As tipificações variam entre crimes contra a honra, difamação, calúnia e outros delitos, a depender do contexto da desinformação disseminada. Existe, ainda, a contravenção penal de provocar alarma, anunciando desastre ou perigo inexistente, ou praticar qualquer ato capaz de produzir pânico ou tumultuo.
Por Felipe Vilar - Patosonline.com