O Dia Mundial da Síndrome de Down, comemorado em 21 de março, é uma data de conscientização global para celebrar a vida das pessoas com a síndrome, onde esta data foi escolhida para representar a triplicação (trissomia) do 21º cromossomo que causa a síndrome de Down, onde o objetivo da data é celebrar a vida de quem tem síndrome de Down e disseminar informações para promover a inclusão. A data de 21 de março, reconhecida oficialmente pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2012, envolve campanhas de conscientização sobre a síndrome e ações para reduzir preconceitos.
Neste último dia 21 de março, um grupo de pais da cidade de Patos e de outras cidades da circunscrição patoense, se reuniram para celebrar a data e discutir propostas que promovam a inclusão de políticas públicas mais eficazes, voltadas às pessoas com a Síndrome de Down e seus familiares.
O evento intitulado de ?1º ENCONTRO DE PAIS T21 DA CIDADE DE PATOS? o qual teve como tema ?Juntos somos mais fortes?, foi uma iniciativa do Grupo ?Trissomia 21 Síndrome de Down Patos ? PB?, que começou a reunir pais T21 pelo Whatsapp, com o intuito de proporcionar aos pais de crianças com Síndrome de Down, uma maior interação nos assuntos que envolvem todo o processo de desenvolvimento dos seus filhos no âmbito da estimulação, saúde, educação, da troca de experiências pessoais e profissionais, na busca de sanar algumas dúvidas que pudessem surgir entre os pais de primeira viajam, como também, proporcionar uma maior interatividade entre pais de pessoas com Síndrome de Down na cidade de Patos ? PB, buscando sempre vislumbrar as potencialidades que todas estas pessoas possuem, mesmo diante das limitações impostas pela vida e pela própria sociedade, com o intuito de promover uma maior visibilidade na questão dos direitos, deveres e obrigações da pessoa com Síndrome de Down na cidade de Patos e também nas demais cidades da região.
O evento contou com o apoio logístico do FERA ? Colégio e Curso, que prontamente cedeu o local para a realização do mesmo, e teve a participação de pais e profissionais convidados, que procuram atuar de forma mais ativa na busca dos direitos, deveres e também das obrigações destas famílias junto as entidades sociais para com este público alvo.
No encontro foi abordado temas que valorizam a luta dos pais T21 em prol do desenvolvimento e reconhecimento social dos seus filhos, tendo como tópicos: Desbravando a experiência de ser pais T21; Identificação das principais demandas enfrentadas pelos pais T21 na busca pelo desenvolvimento dos seus filhos e ainda O processo de organização de uma entidade representativa.
No evento o grupo Trissomia 21 Síndrome de Down Patos ? PB, destacou que este será o início de diversas outras atividades programadas para chamar a atenção da sociedade e do poder público sobre a importância da luta, ?que não mais será silenciosa?, dos pais T21 de Patos e da região.
Patosonline.com
Com assessoria