Em um amistoso de altíssimo nível, o Brasil venceu a Inglaterra por 1 a 0, neste sábado (23), calando o estádio de Wembley completamente abarrotado em amistoso internacional.
O gol da vitória foi marcado pelo jovem Endrick, o predestinado atacante do Palmeiras que não para de chocar o futebol mundial.
Aos 35, o garoto aproveitou rebote de chute de Vinicius Jr. defendido pelo goleiro Pickford e só empurrou para o gol vazio, anotando pela 1ª vez com a camisa da seleção brasileira principal.
O resultado marca uma grande estreia do técnico Dorival Júnior no comando da equipe canarinho.
Mesmo jogando fora de casa, o Brasil foi melhor no decorrer da partida e já havia perdido grandes chances no 1º tempo, com Lucas Paquetá inclusive carimbando a trave britânica.
Na etapa complementar, Dorival também mexeu bem no time, com a jogada do gol sendo iniciada por Andreas Pereira, ex-Flamengo, que deu o lançamento inicial para Vini Jr.
A vitória acaba com a série de quatro jogos sem vencer da seleção brasileira, que vinha de três derrotas seguidas nas eliminatórias sul-americanas.
O triunfo verde e amarelo também acaba com a série de 10 jogos de invencibilidade da Inglaterra, que não perdia um jogo desde a queda para a França, na Copa do Mundo 2022.
O Brasil agora volta a campo contra a Espanha, na próxima terça-feira (26), em mais um amistoso da Data Fifa.
Brasil para na trave no 1º tempo
Após superar o nervosismo dos primeiros minutos, o Brasil teve um grande início de jogo em Wembley.
Até os 16 minutos, a equipe canarinho perdeu três chances claríssimas de abrir o placar, sendo duas com Rodrygo e uma com Vinicius Jr.
A mais evidente dele foi nos pés de Vini: aos 11, o craque recebeu bola longa de Paquetá e saiu na cara de Pickford. O "Malvadeza" bateu na saída do goleiro, mas a bola saiu fraca e Walker conseguiu impedir que ela entrasse.
Só depois disso a Inglaterra deu seu primeiro susto, em um chute de canela de Watkins, que passou por cima do travessão de Bento.
Na sequência, o time de Gareth Southgate equilibrou as ações e ficou mais com a bola, rondando a área brasileira, mas sem criar grandes oportunidades.
Quando contra-atacava, por sua vez, a seleção brasileira ia muito bem.
A melhor chance de toda a primeira etapa foi aos 34, quando Rodrygo ficou com sobra na área e rolou para Paquetá chegar batendo. A bola explodiu na trave e fez a torcida levantar em Wembley.
No último grande lance antes do intervalo, Maguire entregou de presente para Raphinha, que experimentou cruzado. A bola saiu raspando o poste de Pickford.
Dorival mexe bem no 2º tempo
Na volta dos vestiários, a Inglaterra teve chance claríssima com Gordon, logo aos 4 minutos, em batida de chapa - Bento fez defesa espetacular e salvou o Brasil.
A resposta canarinho veio aos 17: Bruno Guimarães deu passe espetacular de três dedos para Paquetá, que ajeitou o corpo e finalizou colocado. A bola passou zunindo perto da forquilha de Pickford.
Depois dos 20 minutos, os dois treinadores resolveram mexer nas equipes.
Dorival apostou em modificações no meio-campo e no ataque: sacou Paquetá e Rodrygo e colocou Andreas Pereira e Endrick.
Na sequência, mais mexidas, com as saídas de Bruno Guimarães e Raphinha e as entradas de Douglas Luiz e do estreante Savinho.
E foi com suas substituições que Dorival conquistou a vitória em sua estreia.
Aos 35, Andreas Pereira fez lançamento perfeito para Vini Jr., que saiu na cara de Pickford. Ele bateu em cima do goleiro, mas a bola sobrou para Endrick empurrar para o fundo das redes.
Explosão de alegria da torcida brasileira em Wembley, e a esperança de que a seleção possa encontrar um novo rumo sob o comando de Dorival.
Fonte: ESPN