Depois de dois anos, a Paraíba está de volta ao mata-mata da Copa do Nordeste. O retorno acontece graças à classificação do Botafogo-PB para as quartas de final do Nordestão. O Belo goleou o Bahia por 4 a 0 e garantiu vaga na próxima fase da competição regional. A última vez em que o clube havia avançado no torneio foi em 2022, sendo a última equipe paraibana a consegui o feito.
Como o Botafogo-PB entrou em campo estando no G-4 do Grupo A, o time só dependia de si mesmo para avançar às quartas de final da Copa do Nordeste. E foi justamente o que aconteceu. Dentro das quatro linhas, o Belo ainda contou com dois trunfos por parte do adversário. Acontece que o Bahia, que já estava classificado e com o primeiro lugar geral garantido, decidiu jogar com a sua equipe sub-20.
A outra "vantagem" que o Belo teve foi que uma derrota do Bahia complicaria bastante a vida do Vitória, já que os rivais estavam em grupos opostos, e o Leão da Barra disputava uma vaga com o Botafogo-PB, além de CRB e Ceará. Nas redes sociais, a torcida do Tricolor chegou a pedir para que o time perdesse para o Alvinegro da Estrela Vermelha.
Mas dentro de campo, só deu mesmo Botafogo-PB, que construiu uma vitória robusta por 4 a 0. Os gols foram marcados por Pipico, Pedro Ivo e Bruno Mota (duas vezes).
Nas quartas de final, o Botafogo-PB vai encarar o CRB fora de casa. Isso porque o Galo Carijó garantiu a classificação com a segunda posição do Grupo A, enquanto o Belo foi terceiro colocado.
O outro paraibano na disputa da Copa do Nordeste, o Treze, acabou eliminado com a sétima posição no Grupo B. O Galo terminou a campanha perdendo para o Vitória por 3 a 0.
Dois anos atrás, o Botafogo-PB estava no Grupo B da Copa do Nordeste e se classificou para as quartas de final na 2ª colocação. Em oito jogos disputados, o Belo acumulou 15 pontos, com quatro vitórias, três empates e apenas uma derrota. Campanha exatamente igual à da temporada atual.
No entanto, o caminho do Belo não foi muito longe depois disso. O adversário nas quartas de final foi o Náutico. Em jogo único, disputado em João Pessoa, paraibanos e pernambucanos ficaram no empate em 1 a 1 no tempo normal. Nos pênaltis, o Timbu levou a melhor por 4 a 3, dando fim à campanha do Alvinegro na Copa do Nordeste de 2022.
Fonte: ge PB