Gerais Chuvas
Inmet emite alertas de chuvas intensas para toda a Paraíba
O alerta laranja, mais severo, abrange 87 cidades, principalmente nas regiões do Sertão, Cariri e Agreste paraibano.
02/04/2024 11h30 Atualizada há 6 meses
Por: Felipe Vilar Fonte: Patosonline.com
Foto: Felipe Vilar/Patosonline.com

Nesta terça-feira (02), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu novos alertas de chuvas intensas para todos os municípios da Paraíba, trazendo preocupações quanto aos possíveis impactos desses fenômenos climáticos.

Os alertas incluem um aviso amarelo, indicando perigo potencial de chuvas intensas, e um alerta laranja, sinalizando um perigo maior. Esses alertas destacam a possibilidade de registros de até 60 milímetros de chuva por hora e ventos atingindo velocidades de até 100 km/h.

O alerta laranja, mais severo, abrange 87 cidades, principalmente nas regiões do Sertão, Cariri e Agreste paraibano. Nessas áreas, as chuvas podem alcançar entre 30 e 60 mm/h, ou até 50 e 100 mm/dia, acompanhadas de ventos intensos.

Com tais condições meteorológicas, há riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. A população desses locais é orientada a evitar se abrigar debaixo de árvores durante rajadas de vento, desligar aparelhos elétricos e se afastar de torres de transmissão e placas de propaganda.

Entre os municípios abrangidos pelo alerta laranja estão Cajazeiras, Monteiro e Patos.

Já o alerta amarelo, válido para 104 municípios nas regiões do Agreste, Brejo, Zona da Mata e Litoral, indica chuvas entre 20 e 30 mm/h, ou até 50 mm/dia, com ventos variando entre 40 e 60 km/h.

Em caso de rajadas de vento, a população é aconselhada a seguir as mesmas orientações: evitar se abrigar debaixo de árvores, não estacionar veículos próximos a estruturas vulneráveis e desligar aparelhos eletrônicos.

Entre os municípios abrangidos pelo alerta amarelo estão Solânea, Puxinanã e Ingá.

Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193), para que a população esteja preparada e possa adotar as medidas de segurança necessárias diante dessas condições climáticas adversas.

Por Patosonline.com