O presidente da Fifa, Gianni Infantino, fez uma publicação em suas redes sociais, parabenizando todas as equipes já classificadas para o novo Mundial de Clubes, que acontecerá em 2025, nos EUA. No pronunciamento, o mandatário da entidade afirma que "vários anúncios" serão feitos sobre o torneio ainda neste ano, entre eles o do novo troféu.
O atual troféu do Mundial foi disputado pela primeira vez em Tóquio, no Japão, durante a primeira edição "reformulada" do torneio, em 2005. Foi projetado em Birmingham, no Reino Unido, pela empresa Thomas Fattorini Ltd. A taça pesa 5,2 kg e tem 50cm de altura. O primeiro detentor foi o São Paulo, campeão e atualmente está nas mãos do Manchester City, vencedor em 2023.
Entre os anúncios que serão feitos pela Fifa ainda em 2023 estão os detalhes sobre os estádios que sediarão o evento, critérios de desempate, calendário dos jogos e lançamento da marca oficial.Já promete ser um torneio histórico e a corrida para fazer parte dele é emocionante, faltando apenas onze vagas de classificação.
Já promete ser um torneio histórico e a corrida para fazer parte dele é emocionante, faltando apenas onze vagas de classificação.
A Juventus foi a equipe mais recente a se classificar para o torneio. Europa tem definidos 10 dos seus 12 representantes. Entre os europeus, quatro equipes ainda disputam as duas últimas vagas: Barcelona, Atlético, Arsenal e RB Salzburg. Barça e Atlético disputam uma vaga, o RB Salzburg vai se o Arsenal não for campeão da atual edição da Champions. Os Gunners só vão se forem campeões.
Palmeiras, Flamengo e Fluminense também já estão garantidos, assim como times como Borussia Dortmund, Chelsea, Bayern de Munique, Inter de Milão, Porto, Manchester City, PSG, Real Madrid e Benfica. O Mundial de Clubes de 2025 tem um limite de dois representantes por país – a não ser que eles tenham conquistado a vaga por terem sido campeões continentais.
Fonte: ge