Com o objetivo de capacitar produtores culturais, cineastas, educadores e estudantes a criar conteúdo audiovisual que atenda às necessidades de um público diversificado, acontecerá em Patos (PB) a primeira edição do projeto Cinema Acessível - Workshop de Acessibilidade Audiovisual. As inscrições já estão abertas no site do projeto www.cinemaacessivel.com.
A abertura do evento será no dia 26 de abril, às 19h30, no auditório da Uninassau Patos, com o tema ‘Acessibilidade audiovisual: conceitos, normas, legislação e direitos’, ministrada pela professora Larissa Hobi - Audiodescritora, professora, artista e pesquisadora; Doutoranda em Educação - UFRN; Mestra em Artes Cênicas - UFRN; Especialista em Audiodescrição - UFJF e Licenciada em Artes Cênicas - UFPB). A palestra é presencial e possui vagas limitadas à 60 participantes.
Nos dias 27 e 28 de abril, das 14h às 18h, acontecerá a oficina ‘Guia de Produções audiovisuais acessíveis: modalidades; questões técnicas, linguísticas e tradutórias; equipe realizadora; referências; orçamentos e tabelas’, ministrada por Larissa Hobi. A oficina é presencial (na Uninassau Patos) e disponibilizará 15 vagas
O workshop ainda terá em sua programação outras atividades virtuais, com a realização de mais três oficinas: Legendagem para Surdos e Ensurdecidos (11/05 – 15 vagas), Audiodescrição (18/05 – 15 vagas) e Libras no Cinema (25/05 – 15 vagas).
“Diante das demandas de todos os projetos que a Lei Paulo Gustavo proporciona, precisamos compreender os conceitos fundamentais de como tornar o conteúdo audiovisual mais acessível. Esse projeto ressalta a importância de debater sobre o tema, mas que também oportuniza possibilidades de fortalecer uma cadeia produtiva de mercado dentro das produções audiovisuais”, ressaltou a produtora Jéssyka Lima.
O Cinema Acessível – Workshop de Acessibilidade Audiovisual é realizado através do edital Lei Paulo Gustavo da Paraíba, produzido pela educadora e produtora audiovisual Jéssyka Lima, com coprodução da DS Produções e conta com a realização da Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba, Governo da Paraíba, Ministério da Cultura e do Governo Federal.
Podem participar da programação maiores de 18 anos. O evento contará com intérpretes de Libras durante toda a programação. Informações e inscrições através do site do evento www.cinemaacessivel.com e do perfil do Instagram @cinemaacessivel.
Assessoria