O psicólogo Deusimar Guedes, defensor dos grupos de autoajuda, em uma recente entrevista, ressaltou a contribuição significativa desses grupos, destacando sua eficácia tanto a nível nacional quanto global.
"Grupos como o Alcoólicos Anônimos (AA) oferecem um apoio grandioso. Eles desempenham um papel vital, pois somente aqueles que vivenciam de perto o problema compreendem sua real extensão. A família inteira sofre junto com o dependente químico, e a presença desses grupos é fundamental para trazer alívio e suporte", afirmou Deusimar Guedes.
Ele enfatizou que, como profissional da psicologia, frequentemente encaminha seus clientes para esses grupos, respeitando sempre a vontade e disposição de cada indivíduo. Ele ressaltou a importância de os pacientes se sentirem empoderados em sua jornada de recuperação, encontrando comunidades que oferecem compreensão e solidariedade.
No entanto, apesar do reconhecimento da eficácia dos grupos de autoajuda, Deusimar lamentou a falta de investimento e apoio adequado por parte do poder público.