A Série D do Campeonato Brasileiro 2024 começa no dia 28 de abril e vai ter o mesmo regulamento que vem tendo nas últimas temporadas, com 64 clubes divididos em oito grupos com oito times cada. Na primeira fase da Série D 2024 são 14 rodadas, com as equipes se enfrentado em ida e volta dentro do grupo. Os quatro melhores clubes de cada chave avançam para o mata-mata. Os semifinalistas da competição sobem para a Série C do ano que vem.
A CBF já anunciou a tabela da Série D 2024 e as cotas de participações para cada clube e por fase da competição. O Jornal da Paraíba traz abaixo um guia que vai ser sempre atualizado com as novas informações acerca da competição. Os dois clubes que vão representar a Paraíba na edição deste ano são Treze e Sousa.
O regulamento da Série D 2024 deste ano será igual ao do ano passado. São 60 clubes divididos em oito grupos com oito times cada, de maneira regionalizada. A primeira fase tem 14 rodadas, com as equipes se enfrentado em ida e volta dentro do grupo. Os quatro melhores clubes de cada chave avançam para o mata-mata. Os confrontos da 2ª fase já são preestabelecidos de maneira regionalizada, com os primeiros colocados pegando quarto colocados de outras chaves, e os segundos colocados na 1ª fase encarando terceiros colocados de outros grupos.
Nas oitava de finais os confrontos também já são preestabelecidos. Nas quartas de final, o mata-mata do acesso, o confronto é definido da seguinte forma: o clube de melhor campanha somando todas as fases pega o oitavo clube de melhor campanha somadas todas as fases. A segunda melhor campanha pega a sétima melhor campanha e assim sucessivamente. Quem avançar para as semifinais sobe de divisão e se garante na Série C do ano que vem. Quem avançar da semifinal decide o título.
Todas as fases de mata-mata são em dois jogos, em partidas de ida e volta, com o clube com a melhor campanha do confronto até o momento do confronto fazendo o segundo jogo na sua casa. Em caso de empate no resultado agregado de todas as fases de mata-mata, a decisão de quem avança de fase será definida nos pênaltis.
Em caso de empate em pontos na 1ª fase os critérios de desempate obedecem a seguinte ordem:
1º. Maior número de vitórias;
2º. Maior saldo de gols;
3º. Maior número de gols pró;
4º. Menor número de cartões vermelhos recebidos;
5º. Menor número de cartões amarelos recebidos;
6º. Sorteio.
Os clubes poderão inscrever um número máximo de 50 atletas até o dia 26 de julho.
Ainda não há confirmação de transmissão.
Fonte: Jornal da Paraíba