Regional Falta de energia
Moradores do sítio Cuncas, na zona rural de Patos, relatam falta de energia elétrica há mais de 40 horas; Energisa emite nota
O problema, segundo eles, começou no sábado, às 19h40, mas até esta segunda-feira, 22, nada teria sido resolvido pela Energisa, distribuidora de energia que opera na Paraíba.
22/04/2024 19h00 Atualizada há 5 meses
Por: Felipe Vilar Fonte: Patosonline, com jornalista Angélica Lúcio
Imagem ilustrativa (Foto: Reprodução)

Moradores do sítio Cuncas, localizado na zona rural de Patos, procuraram a redação do Patosonline.com nesta segunda-feira (22), para relatar que estão há mais de 40 horas sem energia elétrica. O problema, segundo eles, começou no sábado, às 19h40, mas até esta segunda-feira, 22, nada teria sido resolvido pela Energisa, distribuidora de energia que opera na Paraíba. 

Conforme relato de consumidores que moram na localidade, várias notificações foram feitas à empresa, desde a interrupção do fornecimento de energia elétrica. Dentre as pessoas que habitam casas da região, há uma idosa com mais de 80 anos de idade e uma mulher grávida. Apesar de o sítio pertencer ao município de Patos, está registrado na Energisa como integrante da zona rural de Malta.

Nas redes sociais, uma das filhas da idosa que mora na propriedade, Angélica Lúcio, fez um desabafo sobre a situação: "Minha mãe e meus irmãos estão com alimentos, vacinas e remédios a estragar na geladeira. Daqui a pouco, também não haverá mais carga na bateria dos celulares... Minha mãe tem mais de 80 anos. Outros idosos também moram no sítio. Para a Energisa, porém, tudo isso é irrelevante. Sempre é a mesma lenga-lenga, as mesmas desculpas... até que o problema se resolva", relatou no Instagram.

"A Energisa é o quinto maior Grupo de distribuição de energia do Brasil, mas não consegue resolver o problema de uma 'canela' que caiu nas proximidades do sítio da minha mãe. Isso mesmo: uma simples "canela" cai, e um grande problema surge: calor, alimentos e medicamentos estragados, escuridão. Repito: o quinto maior Grupo de distribuição de energia do Brasil é ineficaz para resolver o problema de uma simples 'canela'. Informações extraoficiais dão conta de que a distribuidora possui apenas uma equipe especializada para atender todo o Sertão do Estado. Lamentável!", continuou. "No domingo, por volta das 11h, entrei em contato com a operadora, e a informação que a atendente me deu era que a energia estaria de volta em até quatro horas. Mas até agora nada", reforçou Angélica Lúcio

Os moradores do sítio Cuncas comentaram com a reportagem que, desde o sábado, já fizeram vários registros na Energisa: "É imoral. Até agora nada. Acabei de receber uma mensagem de texto da empresa dizendo assim: Iremos enviar uma equipe para atender sua solicitação, o mais rápido possível. A Energisa agradece seu contato", afirmou o agricultor Tiago Lúcio, que se deslocou do sítio até Patos, para fazer uma reclamação formal na Ouvidoria da Energisa. "Eu mesmo não aguento ligar mais não. É muita humilhação".

O que diz a concessionária

Sobre o assunto, o Patosonline.com entrou em contato com a assessoria de comunicação da Energisa, que enviou a seguinte nota:

NOTA

A Energisa esclarece que a ocorrência registrada no sítio Cunca, na zona rural de Patos, foi uma situação isolada, ocasionada pela vegetação, que provocou avarias na rede elétrica e prejudicou o fornecimento de energia para 16 unidades consumidoras registradas nessa localidade. Técnicos estiveram na região no sábado (20/4) e restabeleceram a energia, porém houve recorrência da situação e, com isso, duas unidades consumidoras voltaram a ter o fornecimento afetado. As equipes atuaram na nova ocorrência, que foi normalizada na manhã desta segunda-feira (22/4).  A empresa reitera sua prioridade em prestar um serviço de qualidade, repudia a divulgação de informações infundadas sobre o seu efetivo de equipes no Sertão e destaca que, diferente do que foi erroneamente informado, conta com mais de 500 profissionais próprios e cerca de 250 terceirizados atuando na região. A Energisa destaca ainda que, ratificando seu compromisso com a Paraíba e com todos os clientes, este ano, investirá, somente no Sertão, mais R$ 150 milhões na ampliação, modernização, automação do sistema elétrico.

Texto: Jornalista Angélica Lúcio 
Complemento: Patosonline.com