Gerais Patrimônio cultural
Projeto de Lei que reconhece pastel de carne com açúcar como patrimônio cultural da Paraíba é aprovado na ALPB; ouça
O impulso para essa iniciativa veio após a menção feita pela paraibana Juliette Freire, que durante uma entrevista trouxe à tona a singularidade e o sabor característico do pastel de carne com açúcar.
26/04/2024 07h00 Atualizada há 7 meses
Por: Girleide Vilar Fonte: Girleide Vilar - Patosonline.com
Reprodução: ALPB/MaisPB

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou na última terça-feira (23) um Projeto de Lei que reconhece o pastel de carne com açúcar como patrimônio cultural imaterial do Estado. Sob autoria do deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB), a proposta obteve respaldo em plenário, com exceção de uma abstensão registrada durante a votação.

O impulso para essa iniciativa veio após a menção feita pela paraibana Juliette Freire, que durante uma entrevista trouxe à tona a singularidade e o sabor característico do pastel de carne com açúcar, gerando um grande interesse nas redes sociais. O deputado destacou que essa iguaria, tão apreciada pelos paraibanos, também alvo de desejo por pessoas de outras regiões do país.

Ao defender a aprovação do projeto, o deputado ressaltou a importância de preservar e reconhecer elementos que fazem parte da identidade cultural de um povo. Para ele, o pastel de carne com açúcar representa uma verdadeira explosão de sabores e memórias, que merece ser valorizada e protegida como parte do patrimônio cultural da Paraíba.

A deputada Cida Ramos se absteve na votação. Na explicação, alegou que há outras comidas típicas na região que mereciam a honraria, como comidas de tradição quilombola e indígenas. O projeto ainda vai para sanção do governador.

Seu navegador não suporta o elemento de áudio.

Deputado Tovar Correia - Áudio: ALPB, com edição de Higo de Figueirêdo/Rádio Espinharas FM